[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nesta segunda-feira, 29, às 8 horas, o prefeito Marcelo Déda vai apresentar à população de Aracaju a nova sistemática de operação e fiscalização do trânsito na cidade, que será dividida em três postos de observação do trânsito. A apresentação acontecerá no palácio Ignácio Barbosa, sede da Prefeitura de Aracaju.

O primeiro posto de observação já está funcionando em caráter experimental e vem dando bons resultados. Fica localizado no último andar do Edifício Estado de Sergipe (Maria Feliciana). Agentes da SMTT, utilizando binóculos, monitoram o trânsito e qualquer irregularidade como congestionamento ou estacionamento irregular de veículos, a fiscalização é automaticamente avisada por rádio para contornar o problema.

O segundo, em implantação, vai funcionar na rotatória do Terminal do DIA e o terceiro na avenida Beira Mar. A cidade será dividida em áreas de fiscalização. Para essa nova sistemática de operação e fiscalização do trânsito, a SMTT colocará à disposição dos agentes 10 veículos, 10 motos, dois caminhões que farão o serviço de manutenção de toda a sinalização semafórica da cidade, um microônibus que será utilizado no transporte de estudantes das escolas do município para a Escola de Trânsito da SMTT e uma camioneta que dará o suporte de manutenção à frota.

Todo esse esforço da administração municipal é para oferecer conforto, tranqüilidade e segurança a todos que estão no trânsito. “A cidade continua sendo sinalizada e algumas mudanças na circulação de veículos em vários bairros estão sendo processados para melhorar o dia-a-dia do motorista e do pedestre, como vai acontecer em breve no bairro Siqueira Campos”, lembra o superintendente da SMTT, Bosco Mendonça.

Terminais de Integração
Os Terminais de Integração estão incluídos nesse mutirão de trabalho que está mudando o comportamento do trânsito em Aracaju. O Terminal de Integração da Visconde de Maracaju foi totalmente reconstruído e o do Centro da cidade – Fernando Sávio – recebeu reformas, oferecendo conforto e tranqüilidade para o usuário de ônibus. A Zona Oeste está recebendo um novo e moderno Terminal que facilitará a integração com o Terminal Rodoviário do Estado. Os demais terminais estão inseridos no processo de recuperação geral.

O superintendente Bosco Mendonça, por determinação do prefeito Marcelo Déda, elaborou um novo e moderno sistema cicloviário da cidade de Aracaju, reformando algumas ciclovias existentes. A meta é dotá-las de conforto e segurança para o ciclista, construindo uma série delas por toda a cidade.

Segundo Bosco, em 2003 existiam duas ciclovias – a da avenida Augusto Franco, recuperada em 2004 (praticamente uma nova ciclovia), e a da avenida Paulo Barreto, em fase de recuperação. Em 2004, a administração Marcelo Déda implantou quatro ciclovias – ligou a da avenida Augusto Franco com a moderna ciclovia da avenida São Paulo, construiu a da Santa Gleide, da avenida São Paulo e da Tancredo Neves.

Assinatura de contratos
Na solenidade dessa segunda-feira o prefeito Marcelo Déda assinará contrato com a Caixa Econômica Federal, repassadora dos recursos do Ministério das Cidades, para a construção de mais quatro ciclovias: avenidas Heráclito Rolemberg, Coelho e Campos, sequenciando a da avenida São Paulo, chegando ao mercado central onde haverá um bicicletário para os ciclistas estacionarem com segurança a sua bicicleta; a do Gasoduto, partindo do Terminal de Integração do DIA, chegando ao Orlando Dantas, segue pelo gasoduto, rua João B. Machado, contempla o Marivam e segue até o bairro Santa Maria.

Além dessas ciclovias implantadas e em implantação, outras 17 estão projetadas. “Em breve, o ciclista sairá de Socorro ou de São Cristóvão ou de qualquer ponto da cidade, dentro de uma ciclovia que lhe dará conforto e sobretudo segurança”, garante Bosco Mendonça.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.