CONHEÇA NOSSA LOJA!

Fundado em 22 de abril de 2014, o IMD é uma organização da sociedade civil, apartidária e sem fins lucrativos, que entre seus objetivos e finalidades visa o tratamento, custódia e a promoção, lato sensu, do arquivo pessoal de Marcelo Déda Chagas, ex-governador de Sergipe, ex-prefeito de Aracaju, ex-deputado federal, ex-deputado estadual e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, falecido em 02 de dezembro de 2013. De forma conexa e interdependente aos registros materiais, o IMD também tem por finalidade a difusão das crenças, do ideário político, social e cultural que fundamentaram Marcelo Déda em vida, além do estabelecimento, articulação e fomento de programas, projetos e ações que enfatizem valores da igualdade, da cidadania, da justiça social e da promoção do desenvolvimento econômico e social para o combate à pobreza.

O Instituto

Marcelo Déda discutiu em vários momentos, com amigos e correligionários, a ideia de fundar uma instituição social voltada à difusão da cultura e à formação sociopolítica, sobretudo com foco no público jovem e nos mais necessitados. Na sua opinião, a tarefa de criar meios para que as pessoas tivessem acesso fácil ao conhecimento, de forma complementar ao ensino regular, poderia fazer grande diferença no aprimoramento da cidadania e beneficiar a sociedade pelo avanço que isso traz aos indivíduos.

Esse é um dos desafios que hoje, na sua ausência, seus amigos impuseram-se enfrentar como um tributo à sua memória. Delineado pelo próprio Marcelo Déda, meses antes de seu falecimento, o IMD teria duas frentes de atuação bem caracterizadas: por um lado, preservar a íntegra de seu arquivo pessoal que, em sua totalidade, materializa contextualmente toda a sua existência: sua vida privada, escolar, sua militância, suas atividades intelectuais, sua face poeta, o zeloso chefe de família, o homem público, parlamentar e depois chefe do executivo Municipal e Estadual do seu estado de nascimento. O conjunto formado por seu exemplo de vida é de inegável importância para a história de Sergipe. A segunda frente de atuação do Instituto visa tornar esse legado, expresso não só pelos objetos e documentos do seu acervo, mas sobretudo por aquilo que deles se extrai: seus valores e pensamento político, social, cultural, agora disponíveis e à serviço da sociedade a partir desse momento como subsídio ou norteamento para um sem número de ações institucionais.

O Instituto é uma típica organização não-governamental, sem fins lucrativos, nem vínculos partidários. Pretende ser sustentada por contribuições voluntárias dos seus próprio membros, por doações de pessoas físicas ou jurídicas e por recursos vinculados aos projetos de parceria que pretende estabelecer, dentro da sua linha programática de atuação.

Sua organização inicial prioriza uma concepção de uso das novas tecnologias de informação e interação via WEB, de maneira a fazer uso de todo o acervo em formato digital deixado pelo seu fundador, mas também para explorar o potencial de comunicação das novas mídias. Dessa forma, estabelecemos uma sede virtual com fácil acesso aos inúmeros documentos deixados em vida por Marcelo Déda, e com amplas possibilidades de interação, participação e colaboração virtuais.

José de Oliveira jr.
maio, 2014.