[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os sergipanos que forem prestigiar na manhã deste domingo, 28, a partir das 8 horas, o desfile cívico das escolas da rede municipal da Educação, que acontece na rua Bahia, bairro Siqueira Campos, voltarão para casa com valiosas informações sobre a história da capital. Os pontos mais importantes de 150 anos de existência serão apresentados através de quase dois mil alunos de 37 escolas, sendo apenas quatro da rede particular de ensino instaladas no Siqueira Campos.

“Contar a trajetória da cidade neste desfile foi uma das melhores formas que encontramos para homenagear Aracaju. Portanto, este evento ainda faz parte da programação das comemorações pelo Sesquicentenário da capital. Sem perder de vista os rituais pertinentes a uma data tão augusta para todos os brasileiros, que é o 7 de setembro, iremos proporcionar ao alunado e a todos que estiverem na avenida, uma verdadeira aula pública de civismo e enaltecimento do orgulho de pertencer a esta terra”, declarou a secretária municipal da Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça.

O tema central não poderia deixar de ser “Aracaju, 150 anos de história”, que está dividido em outros 11 sub-temas, cada um falando sobre um período do nosso surgimento e evolução, todos, é claro, seguindo uma ordem cronológica. Após o hasteamento das bandeiras e do desfile das instituições militares, a exemplo do Exército e Marinha do Brasil, polícias Rodoviária Federal e Militar do Estado, as escolas iniciam o desfile na rua Bahia. Mostrarão como surgiu a cidade, e que o território, que antes de ser transformado em capital era chamado de povoado de Santo Antônio do Aracaju, já era ocupado por sítios, salinas e engenhos de açúcar.

O desenvolvimento
Diversos fatos históricos serão abordados, como o planejamento da cidade pelo engenheiro Basílio Pirro; o desenvolvimento industrial iniciado com as fábricas de tecido Sergipe Industrial e Confiança, cujos operários da época trabalhavam até 14 horas por dia e que tinham seus momentos de descontração na “Feirinha do Tecido”, que acontecia em frente à Sergipe Industrial, que se tornou inclusive, local de compras e namoros. Outro momento de descontração daquela época foi o desfile do dia 1º de maio de 1911, em comemoração ao Dia do Trabalho.

O desfile percorrerá momentos áureos da trajetória de vida da cidade, não esquecendo de falar sobre os intelectuais, à época chamados de bacharéis, formados nas universidades de Recife e Salvador. Serão lembrados os jornais que foram fundados na capital, os cinemas, as religiões que foram e são exercidas pelos aracajuanos. “No sub-tema ‘Aracaju, encontro de religiões’, iremos ressaltar a importância da tolerância religiosa como forma de convivência pacífica e respeitosa entre os diferentes credos da nossa gente”, ressaltou Tereza Cristina, secretária da Educação de Aracaju.

Também serão mostrados na avenida o surgimento de alguns bairros da capital; fatos políticos como a revolta de Fausto Cardoso, em 1906 e o movimento tenentista com as trincheiras da Praia Formosa em 13 de Julho de 1924. Os espaços de entretenimento do século passado e os atuais; o carnaval de antigamente, o Pré-Caju e o Forró-Caju, também são temas integrantes do desfile.

Esquema montado
Toda a estrutura do desfile cívico estudantil 2005 da rede municipal foi projetada por técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e contará com o apoio de outros órgãos, a exemplo da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, no que diz respeito à limpeza do espaço antes e depois do evento; da Guarda Municipal e da Polícia Militar do Estado, que estarão realizando a segurança de todos que forem à Rua Bahia; do Serviço Municipal de Atendimento de Urgência – SAMU 192 Aracaju, que estará no local com unidades de atendimento hospitalar para qualquer tipo de emergência.

Os palanques e toda a extensão do desfile serão inspecionados pela Defesa Civil neste sábado, dia 27, e nas primeiras horas da manhã do domingo, 28, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estarão na área para fechar o trânsito na rua Bahia e nas proximidades desta. Também estarão orientando o trânsito no bairro Siqueira Campos até o final do desfile.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.