[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, entregou na manhã de hoje, 29, mais seis motos e quatro novos carros que integrarão o projeto de fiscalização descentralizada do trânsito de Aracaju. Dentro do programa de mobilidade urbana que vem sendo executado pela prefeitura, ele assinou também um convênio com o Ministério das Cidades no valor de R$ 670 mil para a construção de duas novas ciclovias na cidade. Além disso, o prefeito autorizou as licitações para as obras das ciclovias, assim como a reconstrução do terminal de ônibus da zona Sul, no bairro Atalaia, cujo investimento com recursos próprios ficará em torno de R$ 540 mil.

“O Brasil tem entre suas estatísticas mais negativas a violência no trânsito, um problema que exige mais educação e construção de consciência, coragem do poder público para tomar as medidas necessárias, investimento em pessoal, equipamentos e engenharia de trânsito e, é claro, infra-estrutura adequada”, resumiu o prefeito, ao destacar a importância das medidas anunciadas hoje. “Estamos oferecendo racionalidade, rapidez, fluidez e, sobretudo, mais segurança à população”, acrescentou.

O sistema de descentralização divide a cidade em regiões. Cada uma delas é monitorada do alto de edifícios por agentes de trânsito equipados com binóculos e rádios, utilizados para comunicar aos agentes espalhados pela cidade possíveis problemas no andamento do tráfego da cidade. A experiência piloto deste projeto foi realizada com sucesso no edifício Maria Feliciana, Centro da cidade, e será ampliada para toda a capital com a nova frota de veículos e a recuperação, inclusive com nova programação visual, dos já existentes.

“Os novos equipamentos consolidam a busca por um sistema de fiscalização cada vez mais eficiente, experimentando novas soluções e usando a criatividade para solucionar antigos problemas”, explicou o prefeito. Estatísticas recentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) coletadas através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) apontam redução no número de acidentes em Aracaju. “A tendência de redução nos estimula a trabalhar ainda mais para que ela seja sempre maior”, disse Marcelo Déda.

Ciclovias

O convênio celebrado com o Ministério das Cidades através da Caixa Econômica Federal (CEF) vai permitir que mais dois importantes trechos de ciclovia sejam construídos em Aracaju para ligar a avenida São Paulo aos mercados municipais no Centro (onde será construído ainda um bicicletário para que os ciclistas guardem suas bicicletas com segurança e possam trabalhar tranqüilos), e o terminal de ônibus do DIA até o conjunto Orlando Dantas, o que beneficiará também os moradores do bairro Santa Maria, um dos que mais possuem ciclistas em toda a cidade.

“Com mais estes dois trechos, vamos aumentar em quatro vezes a quantidade de ciclovias existentes na capital, que passará a ter cerca de 16 km de pistas devidamente sinalizadas e realmente seguras para os que usam a bicicleta como principal meio de transporte. Hoje já é possível sair de bicicleta do limite de Nossa Sra. Do Socorro até o DIA com tranqüilidade”, informou o prefeito. Quando assumiu em 2001, Marcelo Déda e sua equipe encontraram apenas duas ciclovias em Aracaju: uma na avenida Beira Mar e outra na Rio de Janeiro.

Como a cidade é plana e tem curtas distâncias, o que favorece muito o transporte de pessoas em bicicletas, a prefeitura decidiu investir neste meio de transporte e de lá para cá já readequou com nova sinalização a ciclovia da avenida Rio de Janeiro. A administração municipal construiu também a moderna ciclovia que passa pelas avenidas São Paulo, Santa Gleide e Matadouro, além do novo trecho que liga a avenida São Paulo às avenidas Rio de Janeiro e Coelho e Campos.

Terminal da Atalaia

Além da licitação para a construção dos dois novos trechos de ciclovia, o prefeito Marcelo Déda autorizou ainda esta manhã a licitação para a reforma do terminal de ônibus da Atalaia, um dos mais movimentados de Aracaju. O investimento na obra que será executada com recursos da própria prefeitura vai garantir aos usuários mais conforto e dignidade inclusive para os deficientes físicos, que contarão com rampa especial, e os visuais, que terão piso tátil e sinalização indicativa das linhas e dos serviços prestados na linguagem Braile.

Aracaju tem seis terminais de ônibus. Um deles foi reconstruído (Visconde de Maracaju, no bairro Santos Dumont) e outro completamente reformado (Fernando Sávio, no Centro). Atualmente está em construção o terminal da Zona Oeste, que homenageará o governador Leonel Brizola. Os direitos dos deficientes serão garantidos mais uma vez e a estrutura será composta ainda por um ponto de táxi, lanchonete, modernas instalações sanitárias, fraldário e plataformas de embarque e desembarque com cobertura para proteger os usuários do sol e da chuva.

O vice-prefeito Edvaldo Nogueira; o senador Antônio Carlos Valadares; o superintendente da CEF, Gilberto Occhi; o superintendente da SMTT, Bosco Mendonça; os deputados estaduais Ana Lúcia, Ediney Caetano e Belivaldo Chagas (secretário municipal de Articulação Política), os vereadores Emmanuel Nascimento (líder do prefeito na Câmara) e Conceição Vieira, além de diversos secretários municipais participaram no Palácio Ignácio Barbosa da solenidade em que o prefeito anunciou mudanças no sistema de trânsito da capital.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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