[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Portadores de deficiência mental moderada estão provando que são capazes de absorver conhecimentos no campo profissional e que, conseqüentemente, podem ingressar no mercado de trabalho. É com essa visão ampla, voltada para a inclusão social, que a administração do prefeito Marcelo Déda está oportunizando para 21 jovens o curso de agente de limpeza. As aulas estão sendo ministradas na sede da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h.

Os alunos são das instituições Rosa Azul, Apai e Luz do Sol. As aulas foram iniciadas em 19 de setembro e durante uma semana a turma passou por momentos de integração e sociabilidade, com um treinamento de relações interpessoais, repassado por um psicólogo. Os jovens desenvolveram atividades descontraídas, possibilitando a elevação da auto-estima e confiabilidade, para o desenvolvimento de tarefas profissionais, bem como ações do dia-a-dia.

Os instrutores estão repassando os seus conhecimentos sobre o auto-conhecimento: “eu e o outro”; autopercepção e diferenças individuais; integração com o grupo; higiene e segurança no trabalho; ética profissional. No que diz respeito à parte prática, que engloba o segundo módulo, os jovens terão um aprendizado sobre higiene e saúde; saúde e limpeza e segurança.

As aulas práticas já foram iniciadas e até 13 de outubro o grupo estará apto para ser um agente de limpeza, o que corresponderá a 35 horas/aula. O presidente da Fundat, Edson Freire Caetano, explicou que o curso de agente de limpeza proporciona uma boa empregabilidade, com carga horária curta. “Esses jovens estão aprendendo como limpar corretamente o ambiente, inclusive, com a utilização de equipamentos de segurança”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.