[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Reconhecido como referência para outras cidades brasileiras, o sistema de saúde de Aracaju está sendo visitado por uma comitiva da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (CE). O grupo chegou no final da tarde de ontem e nesta manhã, além de conhecer o funcionamento do sistema informatizado da SMS, pôde visitar algumas obras da Prefeitura de Aracaju na área da saúde.

De acordo com o secretário de Saúde de Fortaleza, Luiz Odorico Andrade, que também veio na comitiva, o objetivo da visita é conhecer o modelo de gestão de saúde implantado aqui e a informatização das redes assistenciais. “Aracaju é hoje uma das mais bem sucedidas experiências de saúde do país por ser um sistema que consegue garantir assistência no Programa Saúde da Família e estabelecer, através da tecnologia, a articulação com outras redes”, afirma, se referindo à Rede Especializada e à Rede de Urgência e Emergência. “Esse sistema é um exemplo de como construir e aplicar o conceito de integralidade”, ressalta o secretário.

Em Fortaleza já existe um sistema informatizado, mas a idéia, segundo a gerente de informática cearense, Rosa Lívia Freitas, é adequá-lo ao modelo de Aracaju. “O que nós temos não é o sistema do cartão SUS padronizado pelo Ministério da Saúde, e sim um sistema particular adquirido por meio do Instituto de Informática de Curitiba”, explicou, acrescentando que o contrato com essa entidade foi desfeito. “Já que a capital sergipana é referência quanto à incorporação de tecnologia no sistema de saúde, nós queremos substituir o modelo que temos pelo de Aracaju”, completa a técnica.

Acompanhados pelo secretário Rogério Carvalho, pela diretora de saúde Mônica Sampaio e pelo coordenador de informática da SMS, Rogério Lopes, a comitiva percorreu duas importantes obras – reforma e ampliação do Centro de Especialidades Médicas do Siqueira Campos e construção do Pronto-socorro da Zona Norte -, além das visitas às Unidades de Saúde da Família (USF) Cândida Alves e Edézio Vieira de Melo, e à Central de Regulação da SMS.

Foi explicado todo o funcionamento dos serviços e como a Prefeitura de Aracaju pretende ampliar e melhorar o atendimento para a população. “Fortaleza será a sucursal de Aracaju na gestão do cuidado”, brincou o secretário Luiz Odorico, encantado com a explicação dada sobre a linha de produção do cuidado a ser utilizada no Cemar Siqueira Campos – complexo que vai integrar diversos serviços, dentre eles, consultas e exames especializados e cirurgias de pequeno e médio porte.

Pronto-socorro Nestor Piva
Na obra de construção do Pronto-socorro Nestor Piva (Zona Norte), Rogério Carvalho explicou como vai funcionar o esquema de triagem e acolhimento dos pacientes nas áreas verde, amarela e vermelha. “Para o atendimento o critério utilizado será sempre o da necessidade”, enfatiza Rogério. Já nas duas Unidades de Saúde da Família visitadas, a comitiva teve a oportunidade de acompanhar o atendimento médico feito através do TAS (Terminal de Atendimento ao Cartão SUS), e na Central de Regulação, o encaminhamento dado às solicitações de consultas e exames.

A Secretaria Municipal de Saúde já recebeu outras visitas da cidade de Fortaleza. O próprio secretário Luiz Odorico esteve aqui duas vezes para conhecer a saúde pública de Aracaju, só que desta vez o foco é o funcionamento do sistema informatizado que integra as diversas redes assistenciais. A comitiva permanece até amanhã à tarde na capital, mas sem a presença do secretário, que embarcou no início da tarde de hoje.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.