[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para comemorar o 27 de Setembro, data dedicada aos idosos, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) proporcionou uma manhã diferente aos idosos atendidos pelos programas sociais executados pela Prefeitura de Aracaju. Vários idosos foram ao cinema e assistiram ao filme “ Durval Discos”, uma produção dirigida por Anna Muylaert, que narra a história do isolamento de um homem que mora com a mãe na casa de discos, a Durval Discos, um estabelecimento comercial que não se rende aos avanços tecnológicos mantendo-se fiel ao comércio de discos de vinil.

Para ver o filme, os idosos contaram ainda com apoio do Grupo Moviecom Cinemas, da Produtora Cine Vídeo e da diretora do filme, Anna Muylaert, que cederam os direitos de exibição para esta platéia. Graças a essa parceria, a Semasc teve condições de proporcionar uma manhã diferente dentro das atividades comemorativas ao dia do idoso.

Os idosos demonstraram satisfeitos com a oportunidade. “Eu acho ótimo. A gente se distrai e comemora o nosso dia da melhor forma”, diz Elze dos Santos, que faz parte do Grupo de Convivência da Terceira Idade do Conjunto Castelo Branco. Elze não esconde que assistir ao filme neste 27 de Setembro lhe trouxe boas lembranças. “Estou voltando no tempo, pois fui ao cinema quando era jovem”, comenta.

Iranir Menezes Pereira, que faz parte do Grupo “Bom Viver” do Sol Nascente, diz ter adorado esse convite da Semasc. “É um presente de Deus. Estou me distraindo, além de elevar minha auto-estima”, observa. Iranir nem se lembra quando foi ao cinema pela última vez. A escolha desse filme foi motivada pela idade de uma das atrizes: Etty Fraser, que à época das filmagens tinha 71 anos e se destacou como exemplo de vitalidade.

O coordenador da Cine Vídeo, Roberto Nunes, informa que a realização desta sessão visa ampliar a oferta de atividades de lazer para os idosos. “Cabe ao Poder Público no âmbito municipal, estadual e federal dedicar a formulação de políticas públicas que contemplem esta camada da população”, analisa Nunes, destacando as estatísticas do IBGE, que indicam que a população idosa corresponde a 8,6% dos brasileiros, numa perspectivas de se atingir os 13% da população do Brasil em 2020.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.