[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Esta semana, mais uma turma concluiu curso profissionalizante, com perspectivas para o mercado de trabalho, bem como para a formação de cooperativas. Trata-se da continuidade do Programa “De Olho na vida”/”Projeto Identidade”, da Prefeitura Municipal de Aracaju, desenvolvido pela Fundat – Fundação Municipal do Trabalho. Desta vez, cerca de 30 donas de casa e mulheres que executam outras atividades participaram do curso de arte culinária, especificamente na produção de doces e salgados. É o resultado da parceria firmada com o Censpi – Centro Social Reverendo Jonan Cruz -, sediado no bairro Santos Dumont. Nesta administração, foram treinados mais de 3.800 cidadãos.
A presidenta da Fundat, Conceição Vieira, participou do encerramento do curso. “Através da nossa parceria com o serviço social da igreja, foi possível profissionalizar mulheres que anteriormente não tinham descoberto uma vocação”, afirmou, acrescentando que novos caminhos foram abertos para a geração de emprego e renda. “Cada tijolinho afixado em um alicerce, resulta em uma grande construção. Nós compreendemos que estamos cumprindo o nosso papel social. A fundação está sempre à disposição para instituições e pessoas que buscam a qualificação”.
As profissionais da arte culinária denotaram o desejo na formação de uma cooperativa de trabalho. “É o momento para vocês reunirem-se. Saber o que pretendem. Depois dessa fase, podemos entrar em ação para ajudarmos na formação da cooperativa”, disse Conceição.
Na oportunidade, o diretor do.Censpi, Stalon, sugeriu que as profissionais passassem a confeccionar os doces e salgados no mesmo ambiente onde aprenderam a confeccioná-los e dar início a distribuição para a comercialização dos produtos na própria comunidade. “Tudo é um começo e depois, vem a expansão. Acreditamos que o sistema de cooperativa é o caminho certo”.
O programa “De Olho na vida”, resultou na criação de vários projetos, com o objetivo de preparar o cidadão para a vida e para o mercado de trabalho, seguindo à risca a vocação e faixa etária. Dentre os projetos, destacam-se o Potencial Jovem, Educarte, Melhor Idade e o Identidade. O desenvolvimento desse programa, aplicado desde o início da administração do prefeito Marcelo Déda, já qualificou 3.835 pessoas. Até o final deste ano, acredita-se que o número ultrapasse cinco mil.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.