[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju devolveu oficialmente na noite de ontem à comunidade do bairro Industrial e adjacências a Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem. Completamente reformada, equipada e ampliada em 130 m², a unidade, que conta agora com quatro equipes de saúde da família, já havia retomado seu funcionamento há quase 30 dias integrando as mais de 50 já reestruturadas ou construídas durante a gestão do prefeito Marcelo Déda desde 2001.

“Desde o início do nosso trabalho à frente da prefeitura a saúde pública é uma prioridade para mudar a qualidade de vida do povo de Aracaju. Os postos de saúde estavam sucateados e nosso compromisso não era apenas de ampliar a rede, mas modernizá-la de modo que todas as nossas unidades tivessem o mesmo padrão”, explicou o prefeito.

Falta pouco para que 100% das unidades municipais de saúde estejam completamente reformadas com gabinetes odontológicos, farmácia, informatização do sistema de marcação de consultas e arquivo do histórico dos pacientes e outros benefícios. Até o momento 127 equipes de saúde da família já trabalham para atender a população e oferecem uma cobertura de mais de 80%.

“Sabemos que há muito ainda a ser feito porque a demanda pelos serviços de saúde é sempre crescente, mas tenho plena consciência de que o trabalho que estamos realizando é digno de entrar na história do estado e até mesmo do Brasil”, falou Marcelo Déda. Ele destacou a participação popular com os conselhos de saúde e a redução de 25% no índice de mortalidade infantil como alguns de seus maiores orgulhos dentro da política municipal de saúde.

As USF’s são elos muito fortes que a prefeitura mantém com a comunidade e esta visão é valorizada na administração do prefeito Marcelo Déda. Por isso, além do atendimento de saúde básico, nas unidades são desenvolvidas com a comunidade atividades recreativas, culturais e educativas. “Nosso trabalho é feito com amor, qualidade e sem partidarismos e é isso que incomoda muita gente”, enfatizou o prefeito.

Revolução da vida

Para o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, a maior vitória da Prefeitura de Aracaju na saúde é ter se tornado referência para o Brasil nas áreas de urgência e emergência com o Samu, saúde da família e saúde mental, com a criação do CAP’s Liberdade, que extinguiu e transformou o antigo tratamento dado aos portadores de deficiência mental em manicômios.

“O que nós estamos fazendo é construir militantes em defesa da vida e a política de saúde deste governo mostra que ele é dedicado a este objetivo. Prova disso é que mesmo aqueles que têm planos privados de saúde têm preferido a revolução da vida que o município implantou e utilizado nossos serviços de saúde”, afirmou o secretário.

O Samu já existe em Aracaju há três anos e a experiência da capital sergipana já foi exportada para outros estados como o Rio de Janeiro. “Nenhum plano particular tem ambulâncias melhores que as do povo de Aracaju porque nossa luta desde a juventude sempre foi para o bem do povo, daqueles que realmente precisam de poder público”, lembrou o prefeito Marcelo Déda.

A inauguração da USF Dona Jovem foi prestigiada pelos prefeitos Zezinho da Everest (São Cristóvão), Antônio Dória (Poço Verde) e Pedro Barbosa (Boquim); diretor da Central de Saúde do estado, Cláudio Neves; deputado estadual Mardoqueu Bodano; vereadores Emmanuel Nascimento e Conceição Vieira; pelo grupo de idosos Unidos Venceremos e diversos secretários municipais.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.