[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju lançou hoje, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Projeto Mamãe Coruja. A solenidade aconteceu no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/Aids e faz parte da comemoração do Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. No evento, o prefeito Marcelo Déda foi representado pelo vice Edvaldo Nogueira.

Em seu discurso, o secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, ressaltou os passos significativos dados pela administração municipal na área da saúde da mulher e da criança nos últimos quatro anos. “A realização de programas como o pré-natal e o planejamento familiar ajudou a resgatar o tempo perdido na relação entre as gestantes e o sistema público de saúde”, afirma o secretário, apontando como um dos principais resultados dessas ações a redução em quase 30% no índice de mortalidade infantil.

Através do Projeto Mamãe Coruja, além de aconselhar as usuárias sobre a importância de uma gestação saudável, a SMS vai ofertar de forma centralizada todos os exames de patologia clínica necessários ao pré-natal e incentivar a realização do teste HIV. Segundo o secretário, com essas ações, a SMS espera aumentar a adesão das gestantes ao pré-natal. “Todos os exames necessários vão ficar sob nossa responsabilidade, tornando mais fácil para essas usuárias o acesso ao diagnóstico”, diz.

No início do pré-natal vão ser ofertados os seguintes exames: hemograma completo, glicemia de jejum, tipagem sanguínea, sumário de urina, parasitológico de fezes e as sorologias – citomegalovirus, rubéola, toxoplasmose, sífilis e HIV. Na trigésima semana serão novamente ofertados os testes HIV, sífilis e sumário de urina. Todos esses exames vão ser realizados no CTA e os resultados cada paciente recebe na Unidade de Saúde da Família (UFS) da qual é usuária.

Para a gestante Clécia Santos Rocha, usuária da USF Onésimo Pinto, o projeto vai acabar com a peregrinação que a paciente fazia para realizar todos os exames. “Já estou com sete meses e no início do pré-natal tive dificuldades para fazer os exames que o médico pediu, já que antes a gente tinha que ir em várias clínicas”, relata.

Visita à maternidade
Quando estiverem na trigésima semana de gestação, as futuras mamães também vão ter a oportunidade de realizar uma visita orientada ao Hospital Materno-Infantil Santa Izabel. Para marcar o lançamento do projeto hoje, 24 gestantes que participaram da solenidade realizaram a primeira visita.

Acompanhadas pelas coordenadoras Sayonara Carvalho (Saúde da Mulher), Cleide Virgínia Azevedo (Saúde da Criança) e Rafaela Cordeiro (Núcleo de Desenvolvimento e Programas), as usuárias puderam conhecer o alojamento materno e a UTI Neo-natal, além de assistir um vídeo sobre as maternidades de Aracaju, aleitamento materno e cuidados com o bebê.

Essas visitas vão acontecer todos os dias no período da tarde com prévio agendamento. Serão formados grupos de no máximo 35 mulheres. De acordo com Sayonara Carvalho, a finalidade é fazer a gestante se sentir mais segura através do conhecimento do local onde vai ficar logo após o parto.

Grávida de oito meses, Maria José Araújo de Barros espera ansiosa a chegada de seu terceiro filho e evidencia a importância da visita nesse período. “Na hora do parto a única coisa que a gente quer é se livrar da dor, sem ter a preocupação de conhecer o funcionamento da maternidade. Essa visita resolve essa questão e nos faz ficar com mais vontade de realizar o parto”, revela.

Estiveram presentes também a diretora da Atenção Básica da SMS, Mônica Sampaio, a secretária municipal de Educação Tereza Cristina Cerqueira e os vereadores Sérgio Góes e Pastor Jony.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.