[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece dentro do sistema de saúde pública de Aracaju, programas e projetos que beneficiam o público idoso. De acordo com o direito do idoso de ter acesso prioritário em locais públicos, os funcionários das unidades de saúde do município prezam por essa garantia e a fazem valer diariamente. Além disso, cada idoso é inserido nas ações programáticas do Programa de Saúde do Adulto e do Idoso, de acordo com a necessidade individual de cada um.

Segundo a coordenadora do programa, Ana Débora Santana, os grupos com mais participantes são os de diabetes e hipertensão. “Nessa idade, as pessoas estão mais vulneráveis a esse tipo de agravo, por isso garantimos essa atenção especial através de ações estratégicas que respeitam a necessidade dos usuários de cada unidade”, explica.

Um fator que a atual gestão da SMS também valoriza é o incentivo de atividades em grupos. Para Ana Débora, a coletividade interfere de forma veemente na melhoria da qualidade de vida do idoso. “A Academia da Cidade é prova disso”, afirmou ela, dizendo ainda que os idosos são quase 70% do público participante da Academia.

Os resultados surgem na qualidade de vida deles. Alguns inclusive diminuem a quantidade de medicamentos ingeridos por estarem tendo a possibilidade de conviver com outras pessoas, deixando de lado a solidão imposta a eles. “A Academia da Cidade possibilita a construção de uma rede social independente de idade, um bom exemplo disso é que o nosso usuário mais velho tem 87 anos”, disse Ana Débora.

Os idosos residentes em asilos também são acompanhados pelas Equipes de Saúde da Família (ESF). Quinzenalmente, os asilos Rio Branco, Lar São Francisco e Same recebem a visita de uma ESF que realiza atendimentos médicos e dá assistência farmacêutica realizando um trabalho de prevenção com o objetivo de diminuir a vulnerabilidade em saúde do idoso.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.