[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com a União Brasileira de Mulheres (UBM), vem realizando diversas ações com mulheres que têm um passado marcado por dificuldades e sofrimento. Dentre essas ações estão inseridos diversos cursos profissionalizantes sem nenhum custo para os participantes, priorizando a necessidade ocupacional e meios para que elas possam conseguir autonomia financeira. Oficinas de Bijuterias e Customização são oferecidas para essas mulheres, na perspectiva de proporcionar uma atividade profissional para cada aluna matriculada nos cursos.

Cerca de 50 mulheres estão participando das turmas de criação de bijuteria e customização, confeccionando roupas e produzindo sandálias. Este tipo de projeto é bem visto por todas as participantes porque ajudam a aumentar a auto-estima, garantindo ainda alternativas de geração de renda. “Eu estava desesperada e não sabia mais o que fazer. Tenho família para sustentar e não conseguia emprego. Agora, com essa capacitação, poderei dar uma vida mais digna para meus familiares com o meu trabalho”, afirmou Joelma Batista dos Santos Silva, uma das alunas. “Quando comecei o curso, não sabia o que fazer. Tudo era novidade e, em menos de uma semana, já fiz dois colares. Estou muito feliz com tudo”, desabafou Daniela Santos Amorim. “Hoje sou uma pessoa muito mais feliz e agradeço tudo à Assistência Social (Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania) e à UBM”, comemora.

Com o sucesso dos cursos profissionalizantes, as novas artesãs já articulam novos projetos de vida, colocando em prática todo conhecimento que elas estão adquirindo. “Estamos muito contentes que já estamos pensando em montar uma cooperativa para que possamos vender nossos produtos de uma forma mais profissional”, observa Maria José dos Santos, sem esconder a satisfação. “Ter a possibilidade de ganhar nosso dinheiro através de um trabalho prazeroso e empolgante é uma oportunidade que não se pode deixar passar”.

As Oficinas profissionalizantes estão sendo realizadas na sede da União Brasileira de Mulheres, localizada no segundo andar do prédio de número 184, localizado no Calçadão da Rua São Cristóvão, Sala 12, no Centro da Cidade. A UBM comemora a parceria firmada com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania para atender a estas mulheres. “Os cursos são sempre bem procurados e a oficina de bijuteria é a que mais elas gostam porque mexe com a criatividade”, afirma Edileuza dos Santos, funcionária da entidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.