[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, esteve presente na noite de ontem, quarta-feira, no lançamento do livro ´Jornalismo e Espetáculo: o mundo da vida nos canais midiáticos´, de autoria do jornalista Luciano Correia. A noite de autógrafos, que aconteceu na Biblioteca Pública Ephifâneo Dória, reuniu muitos jornalistas – dentre eles o secretário municipal de Comunicação Social, Carlos Cauê – e pessoas ligadas à área de comunicação, ou que simplesmente acompanham o trabalho de Luciano. Também participaram do evento os secretários municipais Sílvio Santos (Governo) e José Sílvio Monteiro (Relações Institucionais e Articulação Política).

Para o prefeito, a importância do livro não é só para a comunidade jornalística. “Eu acho que o livro do Luciano é importante principalmente para a sociedade sergipana e acredito que ele dá uma grande contribuição aos debates sobre jornalismo, sobre comunicação, sobre ética, sobre a mídia de uma maneira geral. É um livro que aborda diversos aspectos da mídia hoje. Já comecei a ler o livro, que têm um belo prefácio do Luiz Antônio Barreto, ainda não terminei, mas até agora estou gostando bastante, é um belo livro, polêmico e levanta teses”, enalteceu Edvaldo.

De acordo com o historiador Luiz Antônio Barreto, o livro transmite uma visão teórica da comunicação, levantando todas as correntes do pensamento que transitam na teoria acadêmica. “Ele trata de TV local, como por exemplo a TV a cabo, os canais a cabo. É um olhar que ele lança sobre os tipos diferentes de fazer televisão e chamando a atenção para certos fatos que são da origem e das expectativas, comprometimento, todas as direções que a mídia tem no sentido de fazer o que eu chamo de ´opinião pública de
adesão´, diferentemente de ´opinião pública de compreensão´, que possa mudar a sociedade pelo seu entendimento periférico à compreender o que acontece”, destacou.

Já para o professor acadêmico Jorge Carvalho, que acompanhou a dedicação de Luciano nos últimos anos em analisar os problemas da mídia sergipana e brasileira, o destaque é para a relação dessa mídia com a política. “Os problemas da relação entre a política, a sociedade de massa e a mídia no Brasil foram reunidos nesse livro em um conjunto de textos que vão pontuando essas questões. Eu imagino que dão uma contribuição para a gente entender qual é o sentido da sociedade, que é sociedade do espetáculo na qual nós vivemos e sob quais condições esse tipo de mídia e sociedade se organiza em Sergipe”, comentou.

A obra

A idéia do jornalista de escrever o livro partiu dos artigos escritos durante o Mestrado que ele cursou no Rio Grande do Sul. “Esse livro é o resultado da minha produção acadêmica no ano passado, em meu mestrado de comunicação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinus). São artigos acadêmicos que eu adaptei para uma leitura mais ampla, pois o objetivo não é apenas atingir professores e as pessoas da comunicação, mas sim a sociedade de forma geral”, informou Luciano Correia.

Ainda segundo ele, o livro reflete um pouco, a partir do título, uma tendência cada vez mais acentuada de espetacularização da notícia. “O que vigora na mídia hoje é uma notícia que começa cada vez mais a ser permeada pelo mundo do espetáculo, pela lógica do negócio; e não mais aquela notícia clássica que a gente conheceu em redações, conheceu nas escolas de jornalismo, sendo entendida como um serviço público, serviço público inclusive garantido na constituição federal”, destacou o autor.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.