[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O sábado à tarde, dia 30 foi bastante diferente para muitas crianças em Aracaju, mais precisamente pelas que são atendidas no PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, coordenado pela Prefeitura Municipal.
Cerca de 170 crianças, acompanhadas dos pais, participaram de uma vasta programação no arraial do Forró Caju montado entre os mercados municipais. O forró “Cidade Criança” contou com o apoio das secretarias de Assistência Social e Cidadania, de Educação, Comunicação Social, Fundação Municipal do Trabalho e Funcaju.
Conforme a secretária de Assistência Social, Maria Conceição Vasconcelos, essa foi mais uma atividade da Jornada Cidadã, que consiste no desenvolvimento de ações sócio-educativas, de lazer e reflexão, exercendo a cidadania entre o público infantil.
“As crianças estão entusiasmadas em participar das jornadas porque é uma oportunidade de ter acesso a outras fontes do conhecimento”, relata. Segundo a secretária, essas atividades são realizadas no horário inverso às aulas.
Alegria foi o que não faltou no forró Cidade Criança, que contou com a apresentação de quadrilhas mirins, grupos de dança, casamento caipira, brincadeiras, distribuição de balas, biscoitos, lanche, água mineral, além de atividades educativas como orientações sobre saúde bucal.
O PETI é um programa que busca ocupar todo o tempo livre de crianças carentes que estavam fora da sala de aula. São antigos flanelinhas, carregadores nas feiras livres, engraxates que foram retirados do trabalho infantil e integrados ao projeto. A família recebe R$ 40 por filho matriculado, sendo que cabe à prefeitura acompanhar a freqüência dos estudantes na sala de aula. Cerca de mil crianças são atendidas pelo PETI em Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.