[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Sempre presente nos grandes eventos que marcam a cidade, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Aracaju) não deixou de dar a sua contribuição na festa dos 150 anos de Aracaju. Mais uma vez, médicos, enfermeiros, condutores, auxiliares e técnicos de enfermagem marcaram presença na Corrida Cidade Aracaju e à noite, durante o show do Sesquicentenário ocorrido na praça do Mercado Municipal, a equipe também esteve de prontidão.

Na 22ª Corrida Cidade Aracaju, em meio aos atletas profissionais e amadores, uma Unidade de Suporte Básico (USB) acompanhou todo o percurso para prestar possível atendimento médico. Como já era esperado, não houve nenhuma ocorrência grave. Somente duas pessoas foram atendidas por motivos de distensão muscular (câimbra). A maratona entre os portadores de necessidades especiais também contou com o apoio do SAMU. Uma USB acompanhou os participantes, mas nenhum atendimento foi registrado.

Já na praça do Mini Golf, local de chegada da corrida, onde foi montada uma base descentralizada com estrutura de mini-hospital, o SAMU registrou 29 ocorrências. Os atendimentos começaram a ocorrer às 16h30. “Por coincidência, nosso primeiro paciente foi o primeiro colocado na corrida entre os deficientes”, diz a coordenadora de enfermagem do SAMU, Conceição Mendonça. De acordo com ela, todas as pessoas atendidas foram estabilizadas no próprio posto e liberadas após, no máximo, 15 minutos.

Atendido pela equipe do SAMU no posto médico, o participante da corrida Francisco Gomes dos Santos afirma ter gostado do atendimento. “É sempre importante que tenha um serviço de saúde em eventos como esse”, completa. A maioria dos casos registrados foi de desidratação aguda, hipotermia, dor muscular e náusea. Segundo o médico Fábio Alves, muitos pacientes foram submetidos a reidratação venosa e aquecimento através da manta térmica. “Nós já havíamos presumido que o quadro seria esse, por isso aumentamos o estoque de soro, oxigênio e mantas”.

O último atendimento foi registrado às 20 horas. De acordo com Conceição, apesar do número de pacientes ter sido um pouco maior em relação ao ano passado, o trabalho acabou mais cedo. “Em 2004, foram 22 pacientes e nós saímos daqui às 22 horas”.

Atuação no show
Durante o show de aniversário da cidade, ocorrido na Praça do Mercado Municipal, com Daniela Mercury, Cidade Negra e Leonardo, o SAMU também esteve de prontidão para atender o público presente. Um posto médico foi equipado para assistir desde os casos mais simples aos mais graves. Com 12 leitos, uma USA, uma USB e uma equipe formada por 25 profissionais, o SAMU registrou 52 atendimentos.

Entre os casos atendidos, 31 foram clínicos e 21 traumáticos. A maioria ocasionada por alcoolismo e lesões físicas. Somente três pacientes foram removidos para a Unidade de Urgência do Hospital São José. Segundo a coordenação do SAMU, o trabalho foi tranqüilo. “Tudo aconteceu dentro do contexto”, finaliza Conceição.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.