[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em seu último ato da visita que fez a Aracaju para comemorar os 150 anos da cidade, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, inaugurou na sexta-feira à tarde juntamente com o prefeito Marcelo Déda e o ministro das Cidades, Olívio Dutra, as 2ª, 3ª e 4ª etapas do projeto avenida São Paulo. A obra interliga o Centro da cidade à BR-235 com a drenagem, terraplanagem e pavimentação da própria avenida São Paulo e as avenidas Santa Gleide, Matadouro e parte das avenidas Coelho e Campos e Rio de Janeiro.

“Para um prefeito, inaugurar uma obra como esta deve causar uma sensação parecida com a de ver um filho nascer. Esta obra não é nenhum favor do governo federal nem da prefeitura, mas uma conquista merecida do povo extraordinário de Aracaju, que sabe reconhecer aqueles que por ele trabalham”, disse o presidente Lula, que veio a Aracaju em maio de 2003 para inaugurar a primeira parte do projeto.

Lula assegurou que o governo federal vai continuar investindo em Aracaju sempre que for possível e autorizou o ministro das Cidades, Olívio Dutra, a estudar outros pleitos da Prefeitura, como o pedido feito hoje pelo prefeito Marcelo Déda para que, a partir do projeto de duplicação da BR-101, seja incluída a construção dos 8km fora dos limites de Aracaju que estão faltando para ligar a avenida São Paulo à BR-235.

“Marcelo Déda é um prefeito extraodinário, que serve como referência todos os prefeitos de capitais deste País e, com seu trabalho, tenho certeza de que Aaracaju vai deixar de ser vista como uma cidade pequena do Nordeste brasileiro, para ser respeitada por todos”, falou o presidente Lula.

Ele lembrou ainda que, apesar de não terem prometido a construção da obra em suas campanhas eleitorais, realizaram o sonho de mais de 60 anos da população aracajuana. “Tenho certeza de que a experiência que você está fazendo aqui precisa ser mais divulgada, porque tem muitas cidades brasileiras que precisam aprender com Aracaju a governar com honestidade, decência, respeito e definição de prioridades”, enfatizou.

Na opinião do prefeito Marcelo Déda, Aracaju está celebrando seu maior e melhor aniversário. “Tão importante quanto a obra de pedra, cimento e cal, é elevar a auto-estima desse povo”, falou, lembrando o tempo em que as famílias da avenida São Paulo viviam sob o lixo e separados do resto da cidade pelo muro da antiga Leste Brasileiro, ao qual ele costuma se referir como o “antigo muro da vergonha” de Aracaju.

Na avenida Matadouro, onde antes não entrava nem o caminhão de coleta de lixo por causa da inacessibilidade do local, hoje se vê uma pista pavimentada e bem sinalizada. O mesmo acontece na avenida Santa Gleide, que tem também uma nova ciclovia em toda sua extensão.
Ao lado do cemitério localizado nas proximidades do anel viário há uma vila chamada Cruzeiro do Sul, onde os moradores estão mudando a frente de suas casas. “Eu me emociono porque quem morava de frente para a travessa Cruz Vermelha está mudando sua porta de entrada paraa nova avenida”, disse o prefeito.

“Se não fosse o governo do presidente Lula, a prefeitura não teria conseguido fazer a obra sozinha, porque do total de R$ 11 milhões investidos, o governo federal anterior enviou a Aracaju apenas R$ 500 mil”, explicou Marcelo Déda. “Disseram que o presidente Lula não seria bem recebido em Aracaju, mas o povo mostrou que ele vai entrar para a história como o presidente que mais fez pelo povo desta cidade, deste estado e do Brasil”, finalizou.

O ministro das Cidades, Olívio Dutra, classificou a inauguração do projeto avenida São Paulo como a celebração de fé do povo em sua própria força e organização. “Esta vitória é da população e de um governo comprometido e respeitador do seu povo. Aracaju há de ser um exemplo de mobilidade para outras partes do País”, disse ele. “Continuem organizados para conquistar seius direitos e para que possasmos voltar aqui outras vezes para celebrarmos mais vitórias”, concluiu.

O ministro da Saúde, Humberto Costa; o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso; além da diversos secretários municipais, vereadores, deputados estaduais e federais participaram da inauguração das etapas 2, 3 e 4 do projeto avenida São Paulo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.