[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na noite de ontem, terça-feira, teve início o VI Fórum de Forró, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). Foi exposta em palestra, no Teatro Atheneu, a discografia de Humberto Teixeira e Carmélia Alves, dois representantes do Baião, que são temas de debate na edição deste ano. Para fechar o primeiro dia do evento, o público foi presenteado com show do ícone vivo do baião, Carmélia Alves, uma das homenageadas.

A abertura do evento foi realizada pelo prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, que falou da importância do resgate da cultura do forró nordestino e destacou a representatividade de Humberto Teixeira e Carmélia Alves para disseminação do Baião no país. Ele ainda frisou o valor de ser realizado este evento antes dos festejos de São João e São Pedro, para a construção de uma politica cultural mais apurada, em que as pessoas passam a conhecer e pensar mais este gênero musical que pulsa no coração e na alma do nordestino. “O Fórum de Forró é o cérebro do Forró Caju, que continua crescendo sem perder o verdadeiro caminho”, resume Edvaldo.

Segundo Lucimara Passos, presidente da Funcaju, este evento se propõe a estudar o forró em sua essência. “Neste ano estamos homenageando dois ícones do baião. A proposta do Fórum é promover o estudo dos festejos juninos, além do acesso da população aracajuana ao nosso forró”, comenta Lucimara.

Para uma das fomentadora do debate a respeito do tema, Carmélia Alves, o prefeito está de parabéns pelo evento. “Foi uma feliz lembrança criar esse evento para prestigiar a cultura popular brasileira. O Brasil é um país rico em cultura e, claro, o Nordeste é o maior celeiro de talentos deste país”, enfatiza Carmélia Alves.

Também na noite de ontem, o pesquisador, escritor e diretor do Museu Cearense de Comunicação, Miguel Ângelo Azevedo (Nirez), apresentou ao público, que lotou o Teatro Atheneu, um pouco da história da discografia de Humberto Teixeira e Cármelia Alves. Em sua palestra, Nirez utilizou recursos como slides, onde apresentou fotos de LP´s, bem como propiciou que as pessoas escutassem trechos de músicas de Humberto e Cármelia.

Ao final da palestra foi aberta a sessão de debates, onde o público pode participar enviando perguntas para ao palestrante. “Este fórum é algo de uma importância tremenda, já que o Baião continua se propagando através dos tempos. Isso permite a preservação de uma gênero musical que fala de perto dessa cultura nordestina, que por um determinado tempo dominou a cultura nacional”, disse Nirez.

Encerrando a noite, Carmélia Alves, em seus 84 anos, presenteou a todos com sua música e energia contagiante, pela primeira vez em Sergipe. Ela abriu seu show com a música ´Baião´ autoria de Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, em seguida cantou ´Pau de arara´, de Luiz Gonzaga e Guio de Moraes e fez o público presente cantar junto ´Kalu´ grande sucesso de Humberto Teixeira.

Estiveram presentes no VI Fórum de Forró, diversas autoridades, produtores culturais, artistas locais, imprensa, também contou com a presença de forrozeiros sergipanos como Erivaldo de Carira e Joza ´O Vaqueiro do Sertão´.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.