[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, vai abrir neste sábado, 9, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, para crianças menores de 5 anos, juntamente com a Campanha de Vacinação contra a Rubéola, para adultos de 20 a 39 anos. A abertura será realizada às 8 horas, na Praça Santa Luzia, no município de Barra dos Coqueiros. A meta do Ministério da Saúde (MS) é vacinar 95% da população nas faixas etárias indicadas, o que em Sergipe corresponde a 687.593 mil adultos e 191.558 crianças.

De acordo com Sândala Oliveira Teles, gerente de Imunizações do Estado, o tema da primeira fase da vacinação contra rubéola é "Vacinação Virou Programa Família", escolhido justamente para enfatizar que os pais (homens e mulheres) devem levar as crianças para tomar a dose contra a paralisia infantil e, se estiverem na faixa etária indicada, também deverão se vacinar contra a rubéola.

"Na segunda fase da campanha contra rubéola, que terá início no dia 10 de agosto e prosseguirá até 12 de setembro, haverá outro dia de mobilização, que será 30 de agosto. Nosso país já erradicou a poliomielite e o sarampo. Agora, devemos cumprir o acordo estabelecido entre as Américas e, até 2010, eliminar a rubéola. Por isso, todos devem estar mobilizados para que Sergipe possa atingir coberturas de vacinação iguais ou maiores a 95% em todos os municípios", disse Sândala.

Em Sergipe, cinco mil profissionais, 1,5 mil postos de vacinação e 250 veículos estarão envolvidos nas duas campanhas. O MS disponibilizou 330 mil doses da vacina contra poliomielite e 826 mil doses contra a rubéola. Além disso, o Governo do Estado capacitou centenas de profissionais de todos os municípios sergipanos para a tarefa de imunizar a população. "No Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), doadores de sangue já estão se vacinado desde o dia 15 de julho", frisou a gerente.

Para ela, a vacinação não deve ser meta de setores isolados da sociedade ou de uma instituição específica como o Governo. "É responsabilidade de toda a população sergipana atingir a meta e fazer do Brasil um país livre da rubéola. Por isso, reunimos também empresários de diversas áreas, estamos viabilizando parceiras e contamos com o apoio da mídia nessa divulgação", comentou.

Segunda dose

A primeira etapa de vacinação contra poliomielite aconteceu em 14 de junho, mas como a meta não foi atingida no dia da campanha, ela precisou ser estendida. "No final das contas, Sergipe acabou atingindo a marca de 96,09%, acima da meta estipulada. Foram 193.552 crianças menores de 5 anos vacinadas. Contudo, é importante deixar claro que quem levou seus filhos para tomar a primeira dose não pode esquecer de dar a segunda. Isso é muito importante. Não esqueçam de levar os cartões de vacina", alertou Sândala.

Alto contágio

A rubéola é uma doença que apresenta alto contágio, pois é transmitida por um vírus. Ela tem como principais sintomas febre alta e manchas vermelhas na pele. A vacinação é a única maneira de se prevenir contra a doença. A maior preocupação quanto à transmissão está voltada para as mulheres gestantes, que podem contaminar o bebê, provocando má formação congênita como cardiopatias, cataratas e surdez, além de abortos e fetos natimortos. Em 2007, Sergipe registrou 11 casos confirmados laboratorialmente.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.