[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em funcionamento há pouco mais de um mês, o Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (CRST), mantido pela Prefeitura de Aracaju, garante aos trabalhadores um serviço de qualidade que proporciona cada vez mais bem-estar e saúde aos usuários. O empreendimento, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atende os artigos 196 e 198 da Constituição Federal, que assegura ao trabalhador a assistência à saúde, particularizando de maneira especial dentro do principio geral do direito à saúde, diante de dignificação que alcançou na sociedade.

Em ações conjuntas entre o CRST, a população e instituições diversas, são promovidas atividades que possam prevenir, proteger e recuperar a saúde do usuário. Para que isso seja possível, uma equipe composta por dois médicos, enfermeiros, técnicos de segurança do trabalho, um fonoaudiólogo e uma assistente social atende às pessoas que procuram o serviço diariamente (das 7h às 19h), em uma estrutura física completamente montada com o objetivo de suprir com qualidade as necessidades no atendimento aos usuários. No total, são cinco consultórios médicos, uma sala de audiometria e uma ampla sala de reuniões instaladas no Centro que fica no conjunto Augusto Franco.

A demanda ainda está relativamente baixa, com uma média de 4 a 5 atendimentos diários. Todavia, as expectativas indicam que a partir do momento em que o trabalhador tomar conhecimento do serviço, o CRST será mais procurado.

Cartilha de orientação
Visando promover ações de cunho educativo, está sendo elaborada uma cartilha de orientação ao trabalhador sobre assuntos pertinentes às causas trabalhistas, como por exemplo, o que é uma doença profissional e o que é um acidente de trabalho.

Para o coordenador técnico do CRST, Carlos Valdemar Carvalho, a implantação do centro viabilizou um meio para que o trabalhador tenha possibilidades de recorrer em casos de saúde especializada. “Há muito tempo não existe nada direcionado à saúde do trabalhador. A atual gestão levou a sério e cumpriu um compromisso com a população”, disse Valdemar.

Nos dias 13 e 14 de junho estará acontecendo a I Oficina de Construção do Plano Estadual da Saúde do Trabalhador na Escola Técnica de Saúde do SUS – ETSUS, localizada na rua Manoel Espírito Santos, 320, no bairro Grageru. Os temas abordados serão a política interministerial, o fortalecimento do controle social, processos produtivos e agravos à saúde e estruturação do modelo de Atenção à Saúde do Trabalhador de Sergipe.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.