[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Nós vamos fazer o maior forró da história de Aracaju”, garantiu o prefeito Marcelo Déda, em seu discurso de abertura do Forró Caju 2001. Se depender da população, a previsão do prefeito já está se concretizando.
O Forró Caju entra no seu quinto dia, contagiando uma multidão de turistas e aracajuanos apaixonados pelo ritmo nordestino do forró. A festa vai até o próximo domingo, dia 1º de julho, com tranqüilidade e segurança garantidas pela Prefeitura de Aracaju.
Hoje, dia 26, a atração principal da noite é a Sulanca, uma banda de som vibrante e apresentação mais que autêntica. Sulanca divide o palco com Joseane de Josa, e as bandas Cacau com Mel e Forró da Discarada. No grande arraial, situado à frente da entrada principal do evento, a quadrilha Asa Branca, Jailson do Acordeon e o Trio Ipirapuã farão a festa.
A alegria das pessoas que participam do Forró Caju é assegurada pelo trabalho articulado de quase todas as secretarias municipais, de órgãos públicos e de empresas privadas que valorizam a cultura sergipana. Limpeza, segurança, comodidade e muito forró são itens que não devem faltar no Forró Caju.
Até agora, nenhum incidente grave foi registrado pela segurança do evento. Para prevenir qualquer acidente, a Guarda Municipal montou um esquema de segurança, em conjunto com Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Cerca de 300 homens fiscalizam a área do Forró Caju, e garantem a festa.
Na entrada, foram colocados detectores de metal para não permitir o porte de armas no evento. O patrulhamento itinerante e o sistema de micro-câmeras instaladas em pontos estratégicos também inibem roubos e brigas.
Como nem tudo pode ser prevenido, a prefeitura montou um posto de saúde na área central do Mercado Thales Ferraz, no espaço do Forró Caju. Uma equipe de médicos e mais uma ambulância estão preparados para qualquer incidente. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde, realiza a campanha “Forró Forrado”, distribuindo camisinhas e folhetos sobre a Aids.
Mais trabalho- Enquanto que para uns o Forró Caju acaba pela manhã, para a equipe da Emsurb -Empresa Municipal de Serviços Urbanos – a festa começa às 6 horas, quando cerca de 60 homens recolhem, diariamente, todo o lixo produzido em uma noite de evento. Até agora, mais de 2,5 toneladas de entulho foram coletadas pela empresa.
Na hora de voltar pra casa, a segurança fica por conta da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito. A SMTT providenciou uma reserva de ônibus coletivos para agilizar o transporte dos aracajuanos e turistas durante o Forró Caju.
Para quem prefere ir de carro ou de táxi, a prefeitura elaborou um esquema que facilita o trânsito dos veículos. Apesar da mobilização para a festa, a SMTT continua fiscalizando o transporte clandestino de passageiros.
O Forró Caju é uma festa para todos os gostos e tipos de pessoa. A chave do seu sucesso é um conjunto que inclui organização, estrutura, segurança, e uma programação que valoriza os artistas de terra e o autêntico forró.
Os cantores de renome nacional não ofuscam a beleza dos conterrâneos. Clemilda, Erivaldo de Carira, Anastácia e outros, fizeram tanto sucesso quanto Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho e Mestre Ambrósio. Muitos ainda prometem até o final do evento, entre eles Zenilton, Sulanca, Amorosa, Genival Lacerda, Rogério e Marinez. As atrações nacionais como Alceu Valença, Fala Mansa, Fagner e Zé Ramalho também vão passar pelos palcos do Forró Caju 2001.
Entretanto, o mérito não é apenas da prefeitura de Aracaju, mas também da população que prestigia o evento e engrandece a cultura do estado, valorizando os festejos juninos como autêntica manifestação cultural sergipana. O Forró Caju prossegue até o dia 1º de julho, contagiando a todos que participam da festa e transformando Aracaju na capital oficial do forró.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.