[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com base nas determinações do prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, diante da possibilidade de ocorrência de chuvas fortes em Sergipe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mobilizou as coordenações de Urgência e Emergência, Vigilância de Agravos Transmissíveis e Atenção Básica. A SMS compõe o grupo de trabalho formado pelo prefeito para atuar em casos de emergência na cidade.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju) preparou um Plano de Atendimento a Múltiplas Vítimas deixando todos os seus profissionais de sobreaviso até domingo. “Nós também montamos um carro rápido com materiais, equipamentos e insumos para situações de calamidade pública não somente na capital como em todo o Estado”, diz a coordenadora de enfermagem do Samu, Conceição Mendonça.

O Grupo Avançado de Resgate, treinado para as situações de extrema hostilidade, também estará de prontidão. Em caso de necessidade, a coordenação vai montar uma sala de crise com computadores e telefones na sede do Samu, com o objetivo de reunir os representantes de cada órgão envolvido. “A idéia é que nas situações complicadas essas pessoas procurem a sala e discutam a solução de problemas”, afirma Conceição Mendonça.

No âmbito da Atenção Básica, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi) emitiu nota técnica às Unidades de Saúde da Família (USF) e aos Pronto-Atendimentos (PA´s) visando diminuir os riscos de ocorrência de agravos de transmissão hídrica. O trabalho de educação em saúde está sendo reforçado pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). “É importante que a população esteja informada e colabore com medidas preventivas”, ressalta a coordenadora da Covepi, Tânia Maria dos Santos.

De acordo com ela, estão sendo passadas orientações sobre acondicionamento do lixo e cuidado com os alimentos. Além disso, todas as unidades de saúde vão disponibilizar para a população sais de hidratação oral e hipoclorito de sódio a 2,5%, utilizado para descontaminar a água em casos de enchentes. Toda a mobilização da SMS, envolvendo a Rede de Atenção Básica e Urgência e Emergência, está sendo feita no sentido de evitar perdas de vidas e minimizar os danos ao patrimônio contra eventos meteorológicos extremos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.