[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Definir diretrizes positivas para a cultura nordestina e consolidar a implementação de políticas públicas nacionais fazem parte da discussão do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste, que é liderado por Sergipe, através da secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino. O encontro aconteceu na manhã da última quinta-feira, 27, na capital paraibana e reuniu representantes de vários estados.

Eloísa Galdino, secretária de Estado da Cultura de Sergipe e presidente do Fórum de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura do Nordeste, que desde o dia 13 de maio, está a frente presidência do Fórum Nacional Secretários de Cultura, explicou que o fórum se reúne periodicamente para discutir questões relacionadas às Secretarias de Cultura de cada região.

“Neste encontro, que visa estreitar a relação entre os secretários do Nordeste,  discutimos o convênio que cria o programa de fortalecimento institucional das Secretarias de Cultura, o que irá ajudar os estados na criação dos seus sistemas estaduais de cultura. A própria campanha do fórum, é de apoio ao marco regulatório da cultura, uma deliberação que tivemos em Brasília no período da Conferência Nacional de Cultura,” disse.

Atividades

Na pauta do encontro, questões que passavam por diversos setores da cultura, como o convênio para contratação de consultoria para apoiar os Estados na construção dos seus sistemas de informações e indicadores culturais; a apresentação do projeto que cria a rede nacional de gestores em economia criativa; a emenda de bancada para circulação de produtos culturais do Nordeste; a criação do Sistema Nacional de Bandas Filarmônicas, além da definição de metas estratégicas para o desenvolvimento de uma articulação com os países integrantes do Mercosul.

David Fernandes, subsecretário Estadual e Cultura da Paraíba, defende que o fórum faz um rodízio entre os Estados do Nordeste, visa estreitar laços entre eles e trabalhar em parceria com o MinC. “O encontro é um momento de estreitamento e relacionamento entre os Estados para a implantação consolidada de ações do Ministério da Cultura”, completou.

Juliana Nolasco, representante da Secretaria de Políticas Culturais do MinC, apresentou através de gráficos um modelo de gestão do projeto que cria a rede nacional de gestores em economia criativa. Já Rosana Lemos, coordenadora do Sistema Nacional de Bandas, participou da reunião, explicando como se dará implantação deste projeto, que é uma ampliação do Projeto Bandas, criado em 1976 pela Funarte, e que até 2009 distribuiu gratuitamente instrumentos de sopros e partituras, além de propiciar cursos de capacitação para maestros e músicos, realizados em vários estados do País.

“Vamos implantar uma política de apoio as bandas de música de todo Brasil. Estamos aqui visando um esforço mais concentrado entre o Governo Federal, estados e municípios, onde faremos um trabalho integrado para fortalecer essas bandas”, e concluiu afirmando que o sistema será implantado em todo Brasil.

Presenças

Participaram ainda do fórum, representantes de vários estados do Nordeste, além do diretor artístico do Sistema Nacional de Bandas, maestro Marcelo Jardim; coordenador Estadual do Projeto Bandas, Eduardo Nóbrega (PB) e o chefe da Coordenação de Extensão da UFPB, Carlos Anísio, o qual o Projeto Estadual de Bandas está diretamente ligado.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.