[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Cartilhas, vídeos educativos e palestras. Para levar informações sobre o Estatuto do Idoso e as medidas de prevenção à violência contra crianças, adolescentes e mulheres aos moradores de Nossa Senhora da Glória, o Centro de Atendimento a Grupos Vulneráveis (CAGV) disponibilizou nesta sexta-feira, 28, 14 profissionais para atuarem no Programa ‘Sergipe de Todos’, do Governo do Estado.

Com estandes montados no Colégio Manoel Messias, no centro do município, a unidade especializada da Secretaria de Segurança Pública (SSP) atraiu a atenção da comunidade. As equipes aproveitaram o momento em que uma grande fila se formou à espera da emissão da carteira de identidade para convidar o público a visitar as instalações itinerantes do CAGV e tirar dúvidas.

A dona de casa M.J.S, de 21 anos, foi uma das pessoas interessadas no assunto. Mãe de quatro filhos, ela diz ser vítima de violência física e psicológica do próprio marido, de 36 anos.

"Eu vim hoje tirar a carteira de identidade e vi o serviço que estava sendo oferecido aqui. Procurei a delegada e ela me recebeu muito bem. Nunca pensei que existisse uma delegacia assim, que resolvesse só esses casos. Sempre recebo ameaças do meu marido. Tem momentos em que ele quer me bater. Eu não sabia o que poderia fazer. Nunca quis denunciar o fato na delegacia e agora já recebi informações do que devo fazer", disse ela.

As orientações que a dona de casa recebeu também foram repassadas a dezenas de pessoas que participaram das palestras do CAGV. Os interessados receberam uma cartilha sobre a Lei Maria da Penha, de 2006, que criou mecanismos para coibir a violência contra as mulheres e garantir os direitos das mesmas. As equipes trataram de questões como assédio moral e sexual e crimes de estupro e atentado violento ao pudor. A idéia de descentralizar os serviços de prevenção realizados pelo Centro é importante para garantir a difusão da informação.

Outro serviço oferecido pela unidade especializada foi a mediação de conflitos, que envolvem crimes de menor potencial ofensivo. De acordo com a coordenadora do CAGV, delegada Daniela Ramos, isso permite que a delegacia faça a mediação de casos que possam ser resolvidos sem o encaminhamento à Justiça, como briga de vizinhos.

"A delegacia funciona como uma mediadora, para que essas partes conversem e elas mesmas encontrem soluções para pequenos problemas. Para que esse problema, mais adiante, não se constitua um fato criminal mais grave", explicou a delegada.

Além de cartilhas sobre a Lei Maria da Penha, os servidores do CAGV distribuíram informações a respeito do Estatuto do Idoso, contendo os direitos fundamentais, medidas de proteção e as políticas de atendimento, além de dados sobre apuração administrativa de infração, do aceso à Justiça e dos crimes.

Os trabalho da Delegacia Especial de Atendimento à Criança e ao Adolescente Vítima também foram divulgados em Nossa Senhora da Glória, com cartilhas que dizem respeito ao abuso e a exploração sexual praticado contra o cidadão infantil. Além de levar conhecimento sobre todos os tipos de violência, incluindo maus-tratos e violência doméstica, o folheto mostra como identificar possíveis vítimas.

Sergipe de Todos

O ‘Sergipe de Todos’ é fruto da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. O Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS e a empresa de telefonia Oi se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.