[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizou na manhã desta quinta-feira, 27, no auditório do Banco do Brasil, em Aracaju, uma reunião com representantes de editoras para a escolha apropriada do livro didático a ser utilizado nas turmas do Programa Sergipe Alfabetizado, implantado em 69 municípios parceiros. A partir do próximo ano letivo, por orientação do Ministério da Educação, os alunos do Sergipe Alfabetizado receberão material didático especializado indicado pelos coordenadores alfabetizadores que atuam no programa.

Durante a reunião, coube aos representantes das editoras a apresentação do material didático e à equipe estadual do programa Sergipe Alfabetizado, a apresentação dos métodos de alfabetização. Com as explicações, os alfabetizadores puderam se reunir para dar início à escolha do livro, que só será conhecida na próxima semana. De acordo com as orientações do Ministério da Educação, os participantes devem escolher duas editoras como opção. Caberá ao próprio Ministério a distribuição dos livros.

"Com o material especializado, os jovens e adultos das turmas do Sergipe Alfabetizado terão mais estímulo para estudar", garantiu o coordenador do Programa, Genivaldo Mártires. "Até o momento, a prática metodológica utilizada não dava o suporte ideal, apesar do esforço de todos" completou o professor, ao lembrar da luta da coordenação estadual em distribuir um material eficaz, de modo a garantir a aprendizagem dos alunos.

Os representantes das editoras também apoiaram a iniciativa da Secretaria da Educação em convocar os coordenadores alfabetizadores para escolherem os livros didáticos. "Nós estamos satisfeitos em apresentar os nossos produtos aos educadores que atuam com este programa, afinal eles conhecem a realidade de seus alunos", disse o representante da Editora Escala Educacional, José Rosivaldo Santos. Além de Rosivaldo, participaram do encontro representantes das editoras Ática Spcione, Global e Frei Teori Duram (FTD).

Ana Cecília Vieira e Adenaldo da Costa, coordenadores alfabetizadores dos programas nos municípios de São Miguel do Aleixo e Campo do Brito, respectivamente, disseram se sentir felizes com a novidade. "A partir do próximo não teremos só apostilas. O nosso aluno vai poder acompanhar suas aulas com os livros. Será realmente um grande avanço para o programa", disse a professora.

O programa

O Programa Sergipe Alfabetizado objetiva reduzir os índices de analfabetismo no Estado, alfabetizando 120 mil jovens e adultos em quatro anos. A meta do Governo de Sergipe é alfabetizar 30 mil pessoas por ano, perfazendo um total de 120 mil em quatro anos. Em Sergipe, as taxas de analfabetismo e de analfabetismo funcional são de 19,7% e 34,1%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O programa está sendo executado através de módulos, cada um com duração de oito meses.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.