[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A música sergipana está em festa com a ida de três de seus representantes ao Festival Tensamba, que acontece entre 29 de abril e 31 de maio, em Madri, Espanha. O festival é um dos principais eventos da cultura brasileira no exterior, cuja programação musical contempla onze artistas de diversos estados brasileiros, que estarão na capital espanhola para apresentar seus trabalhos e discutir temas relacionados às artes.

Sergipe desponta no evento com três artistas, graças a um esforço da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que tem distribuído em diversos eventos do gênero a coletânea ‘Music From Sergipe’, uma seleção de diversos cantores e grupos sergipanos, mostrando um pouco da raiz musical local para produtores brasileiros e de outros países. A partir desse produto, a organização do festival convidou os sergipanos Café Pequeno, Patrícia Polayne e Cobra Verde para se apresentar no Tensamba.

A Secult viabilizou a presença dos grupos no Festival através de uma parceria com o Sebrae/SE, entidade com grande responsabilidade cultural e sempre atenta aos anseio da cultura local.

A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, comemora a participação de três artistas sergipanos no Festival e relaciona o convite à mobilização feita pela Secult incessantemente por todo o país. “Após o projeto Sergipe Exporta Som, idealizado pela Secult e Aperipê, nós só temos colhido bons frutos para os nossos músicos. Vários grupos e cantores sergipanos já receberam convites para apresentações a partir deste projeto, e agora estaremos em Madri, em um festival que, sem dúvida, abrirá ainda mais oportunidades para esses músicos”, disse a gestora, que participará de uma mesa redonda do Tensamba sobre a internacionalização da música, no dia 5 de maio.

Expectativa

Entre os músicos que estarão no Festival o clima é de muita alegria e expectativas. Para o percussionista do grupo Café Pequeno, Pedrinho Mendonça, a espera pela viagem está sendo enorme, uma vez que será uma apresentação em um Festival de grande porte e reconhecido internacionalmente.

“Já havíamos feito uma apresentação na França, ano passado, mas foi algo bastante restrito. Desta vez, por estarmos indo para um evento mais abrangente, representar a música brasileira, a ansiedade e é ainda maior. O Tensamba é um evento de grande dimensão, representativo para a cultura brasileira na Europa e que tem uma produção formada por bons músicos. Isso tudo aumenta ainda mais nossa responsabilidade”, destacou o músico.

Dono de uma carreira que é sucesso de público e de crítica, o sanfoneiro Cobra Verde destaca o apoio da Secult e do Sebrae/SE para a participação neste evento. “O apoio da Secretaria de Cultura e do Sebrae é mais uma prova de que estamos vivendo dias melhores na cena musical de Sergipe”, comenta o músico.

O festival tem um significado especial para a cantora Patrícia Polayne, já que está será a primeira vez que a artista se apresenta no exterior. O trabalho musical que mistura elementos das artes cênicas e do folclore sergipano promete encantar o público presente.

O Festival

Tensamba Festival é um evento que se especializou em música brasileira. A qualidade dos músicos envolvidos e sua programação variada, tornou-o ao longo dos anos, o maior festival da Europa no seu gênero.

O festival, que faz o público se sentir no Brasil, acontece desde 2004 e já reuniu artistas como Ed Motta, Gal Costa, Seu Jorge, Maria Rita, Adriana Calcanhotto, entre outros. Além dos shows musicais, estão presentes na programação conferências, palestras e apresentações cinematográficas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.