[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com o objetivo de contribuir com a mobilização de combate à proliferação do mosquito da dengue (Aedes Aegypti) em Sergipe, técnicos da secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) participaram na manhã desta segunda-feira, 25, da palestra instrutiva “Sergipe Contra a Dengue”, organizada pelo Governo do Estado. O evento aconteceu no auditório da Semarh.

A palestra foi ministrada pela gerente do Núcleo de Endemias da secretaria de Estado da Saúde (SES), Sidney Sá, que abordou sobre a real situação da doença no Estado. “A dengue é um desafio de todos. Nossa proposta hoje  é apresentar como está  a real situação da dengue não só no Estado de Sergipe, como também em todo o Brasil”, frisou.

Durante sua apresentação, Sidney destacou ainda que a dengue não é uma doença seletiva, além de ser uma das mais importantes arboviroses – a qual atinge principalmente os países de clima tropical. “Sergipe é um local propício para a manifestação da doença, porque apresenta o clima quente e úmido com chuvas esparsas necessárias para a proliferação do mosquito”.

De acordo com a situação epidemiológica em Sergipe, somente esse ano, 1905 casos de dengue já foram notificados, sendo que 318 já foram registrados. “A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave. A sua transmissão ocorre pela picada da fêmea do mosquito. Não há transmissão pelo contato direto com o doente ou suas secreções, nem por meio de fontes de água ou alimento”, completou a técnica.

Para a engenheira florestal da Semarh, Natalie da Mota Soares, o evento foi fundamental para informar sobre os cuidados e prevenção do mosquito. “A palestra foi um ótimo momento para que nós, funcionários, possamos nos informar sobre os perigos dessa doença e principalmente sobre suas medidas preventivas, tirando nossas dúvidas e sugerindo ações. Acredito também que os profissionais do Meio Ambiente têm suas responsabilidades nas atividades referentes à Saúde Pública, não só na condição de divulgadores, mas principalmente como cidadãos”, destacou a engenheira.

“Essa mobilização para a prevenção ao combate à dengue foi fundamental, não só para os funcionários da Semarh, como também para nós, por temos que combater o mosquito em nossas casas, pois são nessas épocas de chuvas rápidas e o a ocorrência de altas temperaturas que se dar a proliferação do mosquito”, afirmou a bióloga da Semarh, Mélanie Alves.

Comitê

A Semarh participa do processo de enfretamento à dengue através do Comitê Intersetorial de mobilização para a prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue. O comitê tem o objetivo de envidar esforços necessários para aprovação de resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).  Na medida,  a Semarh fará  o recolhimento de pneus em todos os municípios do estado de Sergipe. Na ação, a Semarh irá promover reuniões com os revendedores de pneus visando ampliação da estratégia de coleta de pneus.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.