[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os alunos das escolas municipais Sérgio Francisco, Olga Benário, Anísio Teixeira, Major João Teles, Presidente Vargas, Freitas Brandão, Juscelino Kubitschek, Dom Avelar, Carvalho Neto e Jaime Araújo estão fazendo parte do Projeto Música e Movimento. Trata-se de um projeto promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Semed – Secretaria Municipal de Educação -, que entra em vigor no inicio do ano letivo de 2002.
De acordo com a diretora de Ensino da Semed, Sandra Beiju, o objetivo do projeto é potencializar o talento musical de crianças e adolescentes, propiciando a socialização das experiências musicais e consolidar a relação de amizade entre os alunos e também entre a escola e comunidade.
Ela ainda relatou que o projeto surgiu nas visitas que os funcionários da Semed fazem às escolas. Nelas, ficou constatado que muitos alunos da rede tocavam instrumentos musicais. “É próprio do adolescente gostar de música, de ritmo, de coisas que agitem e movimente a escola. Então a secretária Ana Lucia Vieira Menezes entrou em contato com os diretores das escolas, pedindo que eles encaminhassem, quais e quantos alunos se interessavam pela música e a arte. Os diretores começaram a enviar e nós constatamos que é grande o número de alunos que tocam violão, cavaquinho, flauta e teclado”, afirmou a diretora.
A Semed adquiriu instrumentos necessários para que cada escola participe do projeto. Os alunos que já dominam os instrumentos serão alunos monitores, e vão monitorar os chamados alunos aprendizes. Os alunos monitores vão ser orientados por um profissional da área de música, contratado pela secretaria.
“Cada aluno monitor vai receber uma Bolsa Arte de meio salário mínimo, devido aos serviços prestados à escola, pois no horário oposto ao da aula o aluno monitor vai três vezes por semana a escola dar aula de música a um grupo de cinco alunos aprendizes”, finalizou Sandra Beiju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.