[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a manhã de hoje, 30, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e representantes dos demais órgãos que compõem a Comissão Organizadora Estadual da II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (COE/SE), promoveram mais uma reunião para o engajamento de novas entidades interessadas na implantação de uma ampla política de conscientização ambiental, através da participação na conferência, que acontece em Brasília/DF, de 5 a 9 de dezembro deste ano.

A mobilização aconteceu no auditório da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e envolveu as Diretorias Regionais do Estado de Sergipe, além de representantes do Conselho Jovem, da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), das Ong’s Revoada e Cepecs, da Superintendência dos Recursos Hídricos (SRH), das secretarias da Educação de municípios como Neópoles e Itabaiana, dentre outros órgãos.

“Através da COE, será possível acionar as escolas no processo de resolução dos trabalhos educativos que antecedem a grande conferência, como a seleção de delegados, que são estudantes da 5ª a 8ª séries do ensino fundamental, com idade estimada entre 11 e 14 anos, que poderão representar a escola ou a comunidade no evento. Além disso, a comissão poderá auxiliar na formação de uma própria conferência na escola ou em espaços definidos para os segmentos de ações afirmativas voltadas para as comunidades indígenas e quilombolas, por exemplo”, explicou a educadora da Rede Estadual de Ensino, Elisabete Azevedo.

Concluída a mobilização nas escolas, será elaborada uma “Carta de Responsabilidades”, cujo conteúdo ressaltará o posicionamento da respectiva unidade escolar na proposta de preservação estabelecida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente. “As secretarias municipais da Educação devem estar engajadas na realização das conferências nas escolas. Para isso, receberão o direcionamento do COE, que já vêm se organizando para dar total suporte aos trabalhos educativos a serem executados”, declarou a coordenadora de Projetos Pedagógicos da Semed e integrante desta comissão, Fátima Maynard.

Mais de cem escolas públicas da capital sergipana deverão participar da “II Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente”, que este ano abordará a temática “A popularização de acordos Internacionais sobre Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Diversidade Ètnico-Racial”.

A conferência tem como objetivo fortalecer a Educação Ambiental e a educação para a diversidade nos sistemas de ensino, incentivando uma nova geração de jovens que se empenham nas questões sócio-ambientais e no respeito a diversidade étnico-racial. Visa também fortalecer nas escolas uma “Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida” (COM.VIDA) e o “Agenda 21”, criados para incorporar o agir cotidiano de maneira dialógica, construtivista e planejada.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.