[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Semed – Secretaria Municipal de Educação -, está realizando no Cine Vitória, da rua 24 Horas, o projeto Ciclo de Cinema. A próxima sessão do ciclo de cinema será nos dias 20 e 21, e o filme exibido será Quilombo (1934) de Cacá Diegues. A abertura desse evento aconteceu no dia 24 de setembro, no Teatro Atheneu, onde foi exibido o filme “Os Libertários” e logo após os professores participaram do debate com o professor do Departamento de História da UFS, Antônio Fernando Sá.
Na segunda sessão, nos dias 30 e 31 de outubro, no Cinema Vitória, o filme exibido foi “O Descobrimento do Brasil” (1937) de Humberto Mauro, onde é feita uma análise do discurso sobre a representação desse acontecimento em um momento político marcado pelo autoritarismo: O Estado Novo (1937-1945). De acordo com o professor Antônio Fernando Sá, esse filme tem sido utilizado como “modelo” para analisar o “descobrimento” do Brasil nas escolas de ensino fundamental e médio. Os professores devem utilizá-lo com uma visão crítica da história produzida pelo diretor Humberto Mauro, para que os alunos questionem a idéia de uma história oficial presente nos livros didáticos no Brasil.
Segundo a diretora de ensino da Semed, Sandra Beiju, o conteúdo do filme traz elementos importantes da história do Brasil e por essa razão precisam ser problematizados na sala de aula e em outros espaços da escola. “A Semed tem objetivo de proporcionar aos professores momentos de reflexão e debates, como também incentivar a Hora do Estudo, reunião que acontece semanalmente, de acordo com o Estatuto do Magistério”.
Sandra Beiju revela ainda que a temática dos filmes apresentados reporta fatos da história do Brasil nos aspectos políticos, econômicos e sociais. A diretora acrescenta também que após 30h os participantes receberão um certificado, e quando completarem 60h a equipe da Semed fará uma seleção dos textos produzidos pelos professores após cada sessão do ciclo. As produções selecionadas serão publicadas na coletânea Professor “Diomedes Silva”, uma homenagem ao saudoso professor e grande liderança do magistério municipal.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.