[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), com o financiamento do BNDES, está promovendo o segundo módulo de capacitação dirigido a Organizações Não Governamentais (Ong’s), parceiras da Rede Cidade Criança. Essas Ong’s trabalham com crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, voltada para elaboração de projetos sociais.

No primeiro módulo, realizado no início deste mês para este mesmo segmento, foram debatidos aspectos relacionados à captação de recursos para a realização de projetos sociais. Este segundo módulo, ministrado pela professora Tereza Hall Cury, mestranda em filosofia, destaca a importância da atenção que os dirigentes de Ong’s deverão ter durante a elaboração dos projetos sociais. Ela trabalha no Instituto Nacional de Gestão e Administração Pública (INGAP), presta consultoria desde 1997 e ministra cursos de planejamento na área social.

De acordo com a professora, a iniciativa da Semasc em capacitar as Organizações Não Governamentais é extremamente importante por fortalecer o sistema de garantias da criança e do adolescente. “Com capacitações como esta, a Semasc está promovendo o fortalecimento das Ong’s para melhorar os programas que estas instituições desenvolvem”, revela Tereza. Para a professora, capacitar as instituições significa melhorar as ações relacionadas à defesa dos direitos da criança e do adolescente. “Estamos, consequentemente, por meio da capacitação atingindo o objetivo maior que é atender melhor as crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco”, completa a professora.

A capacitação ocorre até a quarta-feira desta semana, no hotel Parque das Águas, sempre das 8h às 17h. A Irmã Simone Santos, representante da Casa Santa Zita, revela que estas capacitações que a Semasc vem promovendo estão sendo positivas. “Para mim, estas capacitações são muito proveitosas porque aproximam as instituições e nos ajuda a dirigir melhor o nosso trabalho”, destaca a Irmã. A representante da Avosos, Margarete Lima, afirma que é importante participar de cursos come este para que haja uma atualização e uma reciclagem das informações a respeito do gerenciamento de Ong’s. De acordo com Simone Souza, que estava representando a Entidade Cultural Afoxé – Filhos de Ode, esta capacitação é muito importante, pois proporciona um melhor direcionamento na elaboração de projetos na área social. “Com esta capacitação poderemos resgatar recursos e ter a oportunidade de ampliar e desenvolver a inclusão de crianças e adolescentes negros de comunidades desfavorecidas na sociedade”, comenta.

O técnico da Rede Cidade Criança, Rubens Silva, afirma que esta atividade é mais um evento que visa fortalecer a rede de atendimento à criança e ao adolescente de Aracaju. “Juntamente com o curso de captação de recursos, ministrado recentemente, esperamos contribuir com as Ong’s nos aspectos de capacitação, gestão e sustentabilidade”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.