[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na próxima semana, Aracaju será palco de um dos mais preciosos momentos para discutir a implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e do novo modelo da assistência social enquanto política pública de direito do cidadão. Trata-se da IV Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada na próxima semana, numa promoção do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), que conta com integral apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc)

O evento será realizado nos dias 8 e 9 deste mês, no Centro de Convenções, na capital sergipana. A perspectiva é reunir algo em torno de 450 participantes, incluindo os delegados escolhidos durante as Pré-Conferências realizadas nos bairros de abrangência nos cinco Distritos de Aracaju. Para participar da Conferência Municipal, a Semasc e o Conselho Municipal da Assistência Social trarão para Aracaju renomados profissionais do cenário nacional, que possuem ampla experiência com a política de assistência social. Entre os palestrantes destacam-se Simone Albuquerque, representante do Ministério do Desenvolvimento Social, além de representantes da Frente Parlamentar da Assistência Social criado pelo Congresso Nacional em Brasília e membros do Colegiado Nacional de Gestores Estaduais da Assistência Social (Congemas).

A VI Conferência Municipal de Assistência Social de Aracaju terá como tema central ´Compromissos e Responsabilidades para assegurar Proteção Social pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS´. O objetivo desta Conferência é avaliar a implementação do SUAS, nos últimos dois anos com vistas a efetivação do Plano Decenal na esfera municipal. Portanto, a participação de representantes do poder público, da sociedade civil e de instituições não governamentais é essencial para estabelecer um intercâmbio de experiência e avaliar os desafios, as dificuldades e as prioridades do SUAS.

A fim de enriquecer essas discussões que nortearão a IV Conferência Municipal de Assistência Social, o Conselho Municipal de Assistência Social, com o total apoio da Semasc, realizou no mês de julho as Pré-Conferências Municipais envolvendo toda a população residente nos bairros da capital sergipana, nas áreas de abrangência de todos os cinco distritos de Aracaju. Foi grande o sucesso das Pré-Conferências. A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lizandra Vieira, destaca o clima de expectativa em torno da Conferência Municipal. “Fazendo uma comparação com as Pré-conferências realizadas este ano e no ano de 2005, percebemos que os usuários participaram de forma intensa neste ano”, comenta Lizandra. “Nestas Pré-Conferências, eles mostraram que estão totalmente por dentro da política de assistência, fazendo uma boa análise dos trabalhos que são realizados nos Centros de Referência e Especializados da Assistência Social”, observa.

Programação

Os trabalhos da VI Conferência Municipal de Assistência Social serão iniciados às 8 horas da manhã do dia 8 e encerrados no dia seguinte, 9, com intensos debates sobre a política de assistência social. O tema central da Conferência Municipal ´Compromissos e Responsabilidades para assegurar Proteção Social pelo Sistema Único de Assistência Social – SUAS´, será debatido, na manhã do dia 8, pelo conferencista Ademar Marques, membro do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

Ainda pela manhã do dia 8, haverá debates, aprovação e a leitura do Regimento da Conferência e à tarde, a partir das 14 horas, as discussões serão retomadas em mesa redonda, abordando o tema “Dois anos de implementação do Sistema Único da Assistência Social – SUAS, no município de Aracaju”, tendo à frente a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Rosária Rabelo, que preside o Colegiado Estadual de Gestores Municipais da Assistência Social em Sergipe (Coegemas/SE), a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lizandra Vieira, e o secretário Municipal de Assistência Social do município de Arauá, Valdiosmar Vieira Santos, vice-presidente do Coegemas.

A partir das 16 horas, os participantes se reúnem em grupos de trabalhos e, no dia seguinte, os trabalhos serão retomados. No segundo dia da Conferência, será iniciada a conclusão dos trabalhos em grupo, formado no dia anterior. Pela manhã, às 10 horas, Simone Albuquerque, diretora do Departamento de Gestão do SUAS no Ministério de Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS), vai proferir palestra, fazendo uma avaliação do dois anos de implementação do SUAS no país. Também participará deste debate a secretária executiva da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, Márcia Gebara.

No período da tarde, a partir das 14 horas, acontecerá a plenária final, sob coordenação da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Lizandra Vieira. Já às 16 horas, será realizada a eleição para a escolha dos delegados que representarão o município de Aracaju na Conferência Estadual da Assistência Social, oportunidade em que será encerrada a VI Conferência Municipal de Assistência Social.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.