[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nas Redes de Urgência e Emergência (RUE) e Atenção Básica (REAB) foi elogiado pela comissão de gestores da saúde municipal de Anápolis (GO). Eles estiveram em Aracaju nessa quinta e sexta-feira para conhecer as atividades do SUS local, trocar experiências e levar modelos de gestão que deram certo na capital sergipana. O secretário municipal de Saúde Marcos Ramos, e os coordenadores da RUE e REAB, Marcos Fonseca e Iara Vasconcelos recepcionaram os visitantes.

“A gente tem visto, até em conversas no Ministério da Saúde, que, em relação à Urgência, Aracaju tem dado um passo à frente da maioria dos municípios no Brasil. O investimento que foi feito nos Hospitais da Zona Sul e Zona Norte dá um perfil de atendimento muito dinâmico aqui da capital, e a gente busca este perfil lá na nossa cidade”, observou o diretor administrativo da Secretaria de Saúde de Anápolis, Joseval dos Reis Brito.

Segundo ele, a política de saúde pública daquela cidade é bem parecida com a de Aracaju. A equipe, também formada pelos gestores Audo César Ferreira Correia e Olegário Indemburgo, já tinham o desejo de vir a Aracaju pela semelhança com o número de habitantes e com o perfil de atendimento. De acordo com Brito, a comissão observou que muitas experiências da capital sergipana estão dando certo e podem ser reproduzidas fora do estado.

No que se refere à Atenção Básica, Brito comentou que Anápolis possui uma cobertura menor que a de Aracaju e que, para chegar a uma cobertura de 100%, precisaria estar mais ou menos com o mesmo número de equipes de Aracaju. “Eu acredito que outros municípios deveriam vir à capital sergipana para conhecer esses trabalhos, principalmente o da Urgência. Foi muito proveitosa a visita e estamos convictos de que vocês estão no cominho certo e que Aracaju já pode exportar as experiências realizadas aqui”, avaliou.

Samu 192 – Aracaju

A equipe de Saúde e Anápolis também fez referências ao trabalho do Samu 192 – Aracaju em uma reunião com o Samu Regional. Segundo Joseval dos Reis Brito, pelo trabalho que os profissionais vêm realizando no município, convém que o Samu Regional invista mais em Aracaju.

“É um trabalho sério e que tem que ser valorizado. Nós, que somos da esfera do município, temos muitas dificuldades de financiamento. A gente avaliou que vocês possuem um quantitativo de viaturas que é suficiente, mas suficiente entre aspas, por conta da dinâmica que vocês dão ao trabalho. Aracaju é um município que tem necessidade de ter mais viaturas por conta do trabalho que é realizado”, ressaltou.

Brito revelou que a comissão veio a Aracaju para avaliar também se a Saúde de Anápolis está no caminho certo. “Felizmente, conseguimos vir aqui nestes dois dias, ficamos muito felizes com o que vimos aqui e esperamos voltar em outras ocasiões. Estamos levando os contatos dos profissionais daqui para que haja uma troca de experiências mesmo a distância. O objetivo é possibilitar que os dois municípios possam crescer juntos na área da saúde”, finalizou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.