[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais 92 famílias vítimas das chuvas nos municípios que decretaram situação de emergência no em 2010, receberam a visita dos técnicos da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). Na manhã desta segunda-feira, 4, os beneficiários da cidade de São Cristóvão levaram para casa a relação dos itens de material de construção que serão contemplados.

O representante da Coordenadoria Especial da Defesa Civil (Codec), sargento Cícero, avaliou positivamente a iniciativa do Governo de Sergipe por ajudar a quem necessita. “Observamos que os beneficiários realmente precisam desse beneficio. Essa ajuda é de grande valia para essas famílias”, ressaltou o militar, lembrando que na época em que ocorreu o desastre foi comovente ver a situação das pessoas da cidade.

A assistente social da Seides, Kátia Ferreira, explicou que os 889 beneficiários estão cadastrados no CadÚnico e vivem em situação de vulnerabilidade. “Essas pessoas viviam em encosta e beira de rio. Hoje, entregamos as planilhas com a relação do material que cada beneficiário irá receber. Todos também conheceram a metodologia da entrega. É o momento que a população tem para tirar suas dúvidas”, relatou.

A secretária de Assistência Social do município de São Cristóvão, Carolina Oliveira, agradeceu o envio dos materiais de construção para a cidade. “Essas pessoas realmente estão precisando e todo material é válido”.

Mãe de nove filhos e moradora do bairro Alto do Bernardo, a beneficiária Malricéia Alves dos Santos disse não ter palavras para agradecer a ajuda. “Graças a Deus foi uma ajuda muito boa. Tenho nove filhos e preciso dessa contribuição, pois tenho o sonho de ter minha casa pronta  para que meus filhos tenham um futuro melhor”.
 
Mais entregas

As reuniões nos municípios que decretaram situação de emergência no ano de 2010 serão concluídas após o encontro com Laranjeiras  no dia 19. A Secretaria de Estado da Inclusão já realizou encontros com os beneficiários dos municípios de Itabaiana, Brejo Grande, Neópolis, Pacatuba, Ilha das Flores, Nossa Senhora do Socorro, Maruim, São Cristóvão e Carmópolis.

Procedimento

O Governo Federal enviou, em setembro do ano passado, o recurso para prestar atendimento às vítimas. Como a verba chegou às vésperas de encerrar o prazo do decreto de emergência, a solução encontrada pela Seides foi utilizar o recurso legal da licitação para adquirir os kits, processo que só pode ser iniciado após o período eleitoral.

A primeira licitação aconteceu ainda em 2010, porém a empresa ganhadora desistiu do negócio. Após o fechamento do exercício financeiro de 2010, o segundo processo foi tramitado e a empresa vencedora iniciou a distribuição dos materiais nos municípios em maio.

A Seides ficou responsável pelo gerenciamento das ações de socorro. A outra parte do recurso ficou sob o gerenciamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), que são responsáveis pelas ações de construção e prevenção a novas inundações.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.