[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social reuniu na tarde desta segunda-feira, 4, representantes de cinco municípios citrícolas de Sergipe para tratar do Programa de Aquisição de Alimentos – compra direta com doação simultânea. Participaram do encontro os representantes de Itaporanga D’ajuda, Tomar do Geru, Itabaianinha, Estância, Lagarto, além de técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

A reunião é a continuidade dos encontros que aconteceram nos dias 27 e 28 de junho entre a Seides, o MDS, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Conab e a Emdagro. Na ocasião, ficou acordado a compra da produção da safra da laranja ‘in natura’ dos agricultores familiares dos cinco municípios, através do PAA, programa desenvolvido pela Seides.

A secretária de Inclusão Social, Eliane Aquino, destacou a preocupação do Governo do Estado com a citricultura de Sergipe. “O MDS [Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome] reduziu o valor do recurso para a citricultura de Sergipe. Diante da situação, estive na semana passada em Brasília, em reunião com a superintendente da Conab [Companhia Nacional de Abastecimento], Rose Pondé e com a secretaria adjunta da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Santos para pleitear o recurso novamente. Enquanto o recurso não é recuperado, o Governo do Estado se empenha para garantir a compra da laranja dos agricultores”.

A diretora do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides, Vânia Junqueira, explicou que o PAA vai ser iniciado com a compra da laranja. “Como o recurso federal foi reduzido, pensamos como poderíamos comprar as laranjas dos agricultores. Então utilizaremos a verba do PAA- Compra direta com doação simultânea para adquirir a safra da laranja dos cinco municípios. Assim, vamos dar suporte aos pequenos agricultores familiares para que não percam a safra”.

O prefeito de Lagarto Valmir Monteiro assinou o termo de adesão ao programa. “Com essa iniciativa o Governo consegue resolver uma pendência que estávamos com os citricultores da região. O Estado vai suprir essa necessidade de uma maneira mais eficiente, com uma agilidade maior, já que os critérios apresentados pelos programas são muito bons”.

PAA

A modalidade Compra Direta Local com Doação Simultânea do PAA adquire produtos da agricultura familiar para abastecer os equipamentos públicos de alimentação e nutrição e também as ações de acesso à alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial local. A modalidade é desenvolvida pelo MDS em parceria com governos de estados e municípios. Na modalidade, o agricultor familiar comercializa diretamente alimentos de acordo com padrões de qualidade que são determinados pelos órgãos regionais competentes.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.