[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo, Jorge Santana, prestigiou na noite da última sexta-feira, 26, a cerimônia de lançamento do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD). Na solenidade, realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ele representou o governador Marcelo Déda.

O Instituto foi criado em 1999, mas estava desativado desde 2001. Este ano, sob a gestão do presidente da Federação do Comércio, Hugo França, o órgão voltou a atuar no desenvolvimento de pesquisas capazes de apoiar o processo decisório de empresas e instituições que atuam no comércio de bens, serviços e turismo no Estado.

De acordo com Jorge Santana, a reativação do centro de pesquisa é fundamental para o fortalecimento do comércio sergipano. “Nenhum setor da nossa economia consegue sobreviver sem conhecer bem sua atividade. O IFPD terá um papel importantíssimo, pois irá oferecer informações técnicas e científicas aos empresários, permitindo-lhes planejar os investimentos. Os dados serão úteis também para todos aqueles, incluindo o Governo de Sergipe, que atuam na elaboração de políticas públicas”.

Como exemplo do seu trabalho, o IFPD já produziu quatro pesquisas relacionadas ao setor do comércio: ‘Índice de Confiança do Consumidor’, ‘Taxa de Endividamento do Consumidor Sergipano’, ‘Sondagem Conjuntural’ e ‘Produtos que deseja adquirir e propensão a gastar’. A reativação do órgão contou com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae-SE).

Para o presidente da Fecomércio, Hugo França, o retorno às atividades do Instituto atende a um antigo desejo dos empresários.  “Há muito tempo recebíamos pedidos para que as pesquisas voltassem a ser realizadas. A partir de agora, tenho certeza que elas serão produzidas de forma contínua, oferecendo informações precisas sobre a nossa atividade. A casa do comerciante sergipano está mais fortalecida”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.