[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Reivindicada há mais de 20 anos pelos moradores da localidade, a creche do bairro América, na capital sergipana, foi inaugurada na noite desta sexta-feira, 26, em solenidade que contou com a participação do governador Marcelo Déda. Construída pela Prefeitura, a obra orçada em R$ 1.124.854,18, leva o nome de Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Doutor Fernando José Guedes Fontes, em homenagem ao ex-superintendente da Delegacia Regional do Trabalho e Emprego de Aracaju, falecido em julho do ano passado, vítima de acidente automobilístico.

Recém-chegado do município de Aquidabã, onde comandou a 16º edição do programa Sergipe de Todos, o governador, ao lado do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, exaltou a qualidade da obra, colocando-a como um exemplo de compromisso da administração pública com a comunidade. Déda lembrou que a creche dá continuidade a uma série de melhorias executadas pela prefeitura na localidade desde o ano 2001. 

“No primeiro Orçamento Participativo que fiz aqui no bairro América, logo que cheguei à prefeitura, uma das reivindicações prioritárias era a creche. Quando deixei a prefeitura, conversei com Edvaldo, dizendo que nós precisávamos honrar nossos compromissos. Agora venho aqui para ver esse compromisso ser realizado”, destacou Marcelo Déda, revelando que a obra superou o que era pensado quando seu projeto foi concebido. “É uma obra com a marca de nossa visão da política”, complementou.

A opinião foi compartilhada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que ainda enumerou realizações como a Unidade de Saúde da Família (USF) Joaldo Barbosa e a Praça Franklin Roosevelt. “São melhorias que mostram o compromisso de todos nós, que fazemos esse bloco que está no Governo do Estado e na Prefeitura de Aracaju, com aqueles que mais precisam, com a Educação, com os moradores do bairro América, pois desde o primeiro dia que chegamos à administração, realizamos obras e serviços que mudaram a face desta região”, afirmou.

Segunda unidade de educação infantil do bairro, a creche funcionará das 6h às 18h e terá capacidade para atender aproximadamente 110 crianças da comunidade. Com as matrículas já realizadas, as atividades terão início na próxima semana. O prédio tem 1.157 m² e conta com três salas de aula para crianças acima de dois anos e dois berçários para bebês de 0 a 24 meses, além de um lactário construído em anexo e parque infantil. As salas possuem banheiros individuais, são arejadas e iluminadas.

Homenagem

Vários familiares do doutor Fernando José Guedes Fontes presenciaram a inauguração da escola que leva seu nome. Amigo do homenageado, o governador lembrou algumas de suas virtudes e o descreveu como um homem que lutou pelo amor como um franciscano e pela igualdade como um revolucionário. “Este evento homenageia um grande brasileiro. Um jovem que soube viver sua juventude a imagem de outros jovens que o mundo conheceu”, colocou Marcelo Déda.

“Fernando viveu com a generosidade e a bondade de um Francisco de Assis, que desafiou a hierarquia da sua organização, a riqueza de seus pais e foi confraternizar com os pobres, vivendo com eles; e viveu com a radicalidade criativa de um Ernesto Che Guevara, lutando pela igualdade, dedicando-se a conspirar pela liberdade, fazendo de sua vida, uma vida útil, não apenas aos que eram mais próximos, mas a toda humanidade”, concluiu.

O procurador da República em Sergipe, Paulo Guedes Fontes, irmão de Fernando, e a médica Ivone Guedes, esposa do falecido, além do prefeito Edvaldo Nogueira, também falaram sobre o médico cuja trajetória de vida foi marcada pela militância política estudantil e sindical. “É uma homenagem justa. Fernando José Guedes Fontes se distinguiu por sua generosidade, inteligência, carisma e pela paixão com que abraçou seus ideais”, ressaltou Paulo Guedes.

Presenças

Também prestigiaram a inauguração da Emei Doutor Fernando Guedes o deputado federal Jackson Barreto, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju, Emmanuel Nascimento, os vereadores Chico Buchinho, Valdir Santos, Fábio Mitidieri, Ivaldo José e Doutor Gonzaga, o vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos, os secretários de Estado Oliveira Júnior (Casa Civil) e Valmor Barbosa (Infraestrutura), e o diretor presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), Antonio José de Vasconcelos.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.