[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promoveu mais uma ação que faz parte do novo momento cultural sergipano. No Dia Internacional do Teatro, comemorado no último sábado, 27, o Complexo Cultural Lourival Batista (CCLB) deu início ao Memorial do Teatro Sergipano. A iniciativa surgiu há quatro anos com o objetivo de prestar uma homenagem a vários artistas que se destacaram em décadas específicas, resgatando a história do teatro sergipano no período.

“O memorial de Sergipe é uma forma singela e carinhosa de reconhecimento daqueles que fazem o teatro sergipano. Uma iniciativa como esta, de homenagear e catalogar a obra de importantes personagens da nossa cultura, reforça o nosso compromisso com aqueles que ajudam a construir e a preservar os elementos que caracterizam a cultura sergipana, pois fomentar a semana do teatro sergipano é um dos desafios prioritários da Secult, e essa comemoração é apenas o nosso primeiro passo”, afirmou a secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino.

A comemoração apresentou os 32 homenageados, em uma noite de gala do Memorial do Teatro Sergipano. Dentre os homenageados, estão os artistas Anderson Charles, Diane Veloso, César Leite, Suzana Walois, Ewerton Santos, Rogério Feolli, e Iraci Santuss. Para Iraci, a iniciativa é uma forma de reconhecer o trabalho árduo dos artistas do teatro sergipano. “Esse projeto para mim é o reconhecimento do cenário teatral sergipano, do qual faço parte. Estou imensamente feliz em receber uma homenagem tão bonita, juntamente com outros grandes talentos da nossa terra”, declarou a artista.

Assim como Iraci, o ator Rogério Feolli também sentiu-se contemplado com a homenagem. “Fico muito feliz por esta iniciativa ter dado certo e por ser uma forma de valorizar a prata da casa. Acredito que a cultura deve ser celebrada não só num dia, mas em todos os 365, e iniciativas como essa reconhecem a importância do artista sergipano neste cenário”.

CCLB

O teatro Lourival Baptista sempre foi palco inicial de grandes artistas sergipanos, como Chico Queiroga e Antônio Rogério, o cantor Pantera e o grupo teatral Mambembe, que se lançaram ao mundo a partir do teatro. Em 2010, o objetivo do Memorial é reconhecer os personagens que conquistaram um papel importante no ano de 2000, entretanto, Eduardo Oliva, que marcou o teatro na década de 60, além de Márcia Pasquale e Diane Veloso, que fizeram história nos anos 90.

No final da cerimônia foram entregues certificados e afixadas placas na parede com currículo e fotos dos artistas.

Confira abaixo a lista dos homenageados:

Ana Maria Brasil
Anderson Charles
Anderson Sant’anna
Andrea Villela
André Santana
Antônio Amaral
Antônio Campos
César Leite
Diane Veloso
Ewerton Santos
Fábio Rodrigues
Flávio Porto
Gilvan dos Santos
Iraci Santuss
Ivilmar Gonçalves
João Jatobá
Libório Firmo
Luiz Marcel
Luiz Eduardo Oliva
Marcelo Vieira
Márcia Pasquale
Margarete Mendonça
Normélia de Farias
Jane Fernandes
José Gama
Rogério Feolli
Rosana Costa
Sandro Américo
Stephane de Paula
Suzana Walois
Tânia Arruda
Tiago de Melo

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.