[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho, esteve presente na manhã de hoje, 4, no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS) onde participou como palestrante, a convite do Núcleo de Pesquisa em Aptidão Física de Sergipe (Nupafise), de um encontro com alunos do curso. O secretário debateu temas em questão que abordavam, entre outras coisas, assuntos referentes à gestão e saúde pública e falou um pouco do projeto Saúde Todo Dia, implantado desde o início da administração municipal.

O fato de Rogério Carvalho possuir uma longa trajetória acadêmica, incluindo formação de mestrado e doutorado em Saúde Coletiva, e por estar à frente de uma gestão de saúde pública, foi decisivo para a escolha de um palestrante que pudesse iniciar o ciclo de reuniões científicas, promovida pela Nupafise, para o ano de 2006. “As reuniões científicas acontecem mensalmente e tem o objetivo de convidar profissionais da área de saúde para tratar de temas que se relacionam com a atividade física e a promoção da saúde na gestão pública. Para iniciarmos o ciclo de 2006, agora em março, nada melhor do que convidar alguém com uma bagagem como a de Rogério Carvalho”, explica o supervisor da Nupafise, o professor Jean Toscano.

Rogério iniciou sua explanação explicando de que forma estão organizados os serviços de saúde no projeto Saúde Todo Dia, a forma com qual o sistema foi preparado para operar princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS) como a integralidade, a equidade e a transparência. Falou ainda sobre a questão da seguridade social e da necessidade de consolidação deste conceito na sociedade. “A saúde deve ser ofertada como um direito, tal qual consta lá na constituição, e assim sendo, esse direito deve ser universal”, explica Rogério Carvalho lembrando que não basta ao poder público apenas oferecer o serviço, é necessário que o serviço de saúde seja para todos e que garanta a resolução, de forma integral, de qualquer que seja a necessidade do usuário e da população.

Além do secretário Rogério Carvalho também participaram da reunião a coordenadora do programa municipal de Saúde do Adulto, Ana Débora, o supervisor do projeto Academia da Cidade, Walter Filho, além de estagiários e profissionais que compõem a Academia da Cidade.

Academia da Cidade
Fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Núcleo de Pesquisa em Aptidão Física da Universidade Federal de Sergipe (Nupafise), a Academia da Cidade é um programa ativo de educação e saúde e de promoção à saúde. Por meio desta tecnologia as pessoas aprendem e vivenciam uma nova forma de cuidar e promover a saúde por meio de atividades físicas orientadas por profissionais da área.

O Projeto tem como objetivo construir uma Aracaju Saudável, realizando ações que incentivem a prática dos exercícios físicos. Com quase dois anos de atuação, os resultados do Projeto são visíveis. O nível de aceitação é notado com o aumento da participação das pessoas, tanto no que se refere ao número de freqüência quanto ao número de ingressos. A cada três meses a coordenação do projeto faz uma avaliação para identificar o seu impacto, e já foi identificada uma melhoria na qualidade de vida dos participantes no que diz respeito à diminuição das dores sentidas, diminuição de ingesta de medicamentos, aumento na auto estima do usuário, entre outros.

Atualmente, a Academia da Cidade tem cadastradas cerca de 1.200 pessoas. São ao todo 14 pólos distribuídos nos bairros das zonas Norte e Sul da capital com equipes trabalhando no sentido de promover o hábito da atividade física na população aracajuana. Com quase dois anos de atuação, o projeto movimenta Aracaju e contribui para a promoção da saúde e bem-estar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.