[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o propósito de elevar a auto-estima e promover a integração social entre os idosos, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) promove momentos de recreação nos Centros de Referência da Assistência Social, que funcionam nos bairros de Aracaju. A última atividade envolveu a comunidade do bairro Santa Maria. Na programação, muita diversão e variadas brincadeiras. Trata-se de mais uma atividade sócio-educativa realizada pela Semasc por meio do Programa de Atenção à Pessoa Idosa.

Com o tema “Valorização da pessoa idosa e as pequenas coisas que vivenciam”, os idosos estiveram reunidos no Centro de Referência da Assistência Social daquele bairro, com a presença de 58 pessoas da comunidade. “Nosso adjetivo é trazer o idoso para o convívio com outros idosos, valorizar a pessoa idosa, fazer com que o idoso veja que ele tem valor na sociedade”, justifica a assistente social Sandra Magna de Rezende Xavier. Este tipo de atividade acontece semanalmente envolvendo os idosos atendidos pela Semasc e também todos aqueles da comunidade que procuram os Grupos de Convivência, com o propósito de proporcionar uma vida saudável no convívio com as pessoas da mesma faixa etária. Além das atividades recreativas, a Semasc oferece, entre outros serviços, sessões de fisioterapia e aulas de artesanato, como terapia ocupacional.

Na programação, ocorreram brincadeiras variadas com dinâmica que possibilita o idoso a reconhecer e valorizar o outro. Na oportunidade, eles não demonstraram timidez, prestigiaram as brincadeiras e não esconderam a satisfação. Margarida dos Santos, 48, uma das participantes, observa que a atividade com idosos transmite alegria e eleva a auto-estima. Para Maria Dalva dos Santos, 60, a atividade simboliza a paz, alegria e saúde. “Sinto-me bem junto com minhas amigas. Espero que essa iniciativa nunca termine”, diz.

Demonstrando felicidade, Maria Lúcia da Silva Santos, 58, revela que passou um momento diferente. “É importante. Aqui nós aprendemos muitas coisas boas”, relata. “Aqui temos alegria, lazer e amigos. É muito bom participar do grupo de idoso”, observa Maria José de Moraes, 52.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.