[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, abriu neste sábado, às 8 horas da manhã, a campanha anti-rábica em Aracaju. A abertura aconteceu na praça Ulisses Guimarães, no bairro Santos Dumont. Logo cedo, centenas de pessoas começaram a levar seus animais de estimação para receber a dose da vacina, e assim se proteger de uma doença que, além de matar cães e gatos, também pode ser fatal para o ser humano.
A estratégia montada pela secretaria para garantir uma cobertura de 100% dos animais com dono durou seis dias. Nos três primeiros, de 17 a 19, foram vacinados os animais da chamada área de expansão de Aracaju; são elas Mosqueiro, São José, Robalo, Aruana, Aloque e Areia Branca. Ao todo foram vacinados mais de 700 animais entre cães e gatos. A segunda etapa está sendo realizada em mais três dias nos 106 postos fixos espalhados nos cinco distritos sanitários.
De acordo com a gerente de Zoonoses Magna Meirelles, caso a meta não seja alcançada nestes seis dias a campanha pode ser estendida até o final do mês nas atividades de rotina do Centro de Controle de Zoonoses e do postinho do Santo Antônio. “Nossa meta é atingir 70 mil animais, que é a população estimada, e vamos mobilizar tudo o que for possível para atingi-la” diz ela.
A raiva é uma doença contagiosa, transmitida através de um vírus e acomete o animal e o homem, nos dois casos pode levar a morte. A transmissão ao ser humano é feita através da mordida ou da lambedura. Em caso de agressão deve-se procurar imediatamente o posto de saúde e identificar o animal e o dono para que sejam tomadas as providências.
O problema dos animais sem dono está sendo estudado pela Vigilância Epidemiológica. Segundo a coordenadora Mônica Sampaio, a cidade nunca teve um instrumento que pudesse reduzir o número de animais soltos na rua. “Mas é um assunto que tratamos com carinho e que devemos resolver, mas infelizmente não para este ano”, esclarece.
Quem não teve tempo de levar seus animais para vacinar, pode aproveitar o sábado para fazê-lo. Todos os 106 postos estarão funcionando até as 17 horas. Nos bairros maiores e mais populosos foram instaladas até três unidades. Os cães e gatos com idade acima de três meses devem ser vacinados. A vacina não dói e não há contra-indicação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.