[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Até o final do ano, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS – vai implantar 28 novas equipes do Programa Saúde da Família – PSF – em Aracaju. Com essa medida a cobertura do programa chega a 50% da cidade.
Quatro unidades que já trabalham com o PSF receberão novas equipes, são elas: Centro de Saúde do bairro Luzia, C. S. Hugo Gurgel na Coroa do Meio, C. S. Japãozinho e o C. S do CAIC no bairro Getúlio Vargas. Outras sete unidades, que trabalham com atenção básica, passam a atender com o Programa Saúde da Família: Lauro Dantas Hora (Jardim Centenário), Renato Mazze Lucas (Santos Dumont), Geraldo Magela (Orlando Dantas), Cândida Alves (Santo Antônio), Augusto César Leite (Santa Tereza), Antônio Alves (Atalaia) e o José Machado de Souza (Santos Dumont), que hoje oferece atendimento em algumas especialidades.
Os profissionais que vão integrar as equipes já foram selecionados através da Associação Brasileira de Enfermagem de Sergipe e da Sociedade Médica de Sergipe. Os agentes comunitários de saúde, que irão compor as equipes, serão selecionados pontualmente pelos profissionais de cada unidade.
De acordo com uma das supervisoras do programa, a enfermeira Desirée Freire Santos, esse é apenas o começo da ampliação do programa na capital. “O PSF é a forma de trabalho mais eficaz na saúde pública, porém de nada serve termos poucas equipes, é preciso ampliar e ter o máximo de cobertura, e é o que estamos fazendo, de uma só vez vamos crescer em mais de 20 % a atuação do programa”, esclarece ela.
Aracaju tem hoje 49 equipes em 22 unidades de saúde, o que atinge 30% de cobertura. Mesmo assim, no mês de julho foram realizados cerca de 19 mil atendimentos. Com a ampliação, o número de equipes sobe para 77 e o alcance passa a ser maior nos bairros. A estimativa é de que sejam realizados mais de 25 mil atendimentos mês.
A diferença que o PSF faz na vida do usuário do sistema público de saúde pode ser medido no depoimento da dona de casa Maria José. Ela é moradora do Jardim Centenário e se diz muito satisfeita com o programa. “É muito bom saber que a sua vizinha, a sua colega de bairro é a pessoa que pode lhe ajudar na hora da doença. Na minha rua, quando a gente tem qualquer problema, é só procurar a agente de saúde Bernadete, que ela faz de tudo para resolver”, declara.
Já Gilberto Andrade, morador do bairro Santos Dumont, disse que está satisfeito com a notícia da ampliação do programa em seu bairro. “Aqui moram muitas pessoas, e só um posto atende pelo PSF, se chega mais gente para atender fica bem melhor”, afirma.

CONFIRA OS POSTOS QUE TRABALHAM COM PSF

C. S. Ávila Nabuco – Médici
C. S. CAIC – Getúlio Vargas (ampliado)
P. S. Carlos Fernandes de Melo – Lamarão
P. S. Carlos Hardman Cortes – Soledade
P. S. Coqueiral – Porto Danta
C. S. Dona Jovem – B. Industrial
C. S. Elizabeth Pita – B. Santa Maria
C. S. Fernando Sampaio – Castelo Branco
C. S. Hugo Gurgel – Coroa do Meio (ampliado)
C. S. Humberto Mourão – São Conrado
C. S. João Bezerra – Povoado Areia Branca
P. S. João Oliveira Sobral – Santos Dumont
C. S. José Augusto Barreto – Japãozinho (ampliado)
C. S. José Quintiliano da Fonseca – Getimana
C. S. Ministro Costa Cavalcanti – Jardim Esperança
C. S. Niceu Dantas – Mosqueiro
C. S. Onésimo Pinto – Jardim Centenário
C. S. Osvaldo Leite – Santa Maria
C. S. Pedro Averan – B. Industrial
C. S. Porto Danta – Porto Danta
C. S. Walter Cardoso – Veneza
P. S. Luzia – Luzia (ampliado)

UNIDADES QUE PASSARÃO A TRABALHAR COM PSF

Centro de Saúde Lauro Dantas Hora – Jardim Centenário
C.S. Renato Mazze Lucas – Santos Dumont
Geraldo Magela – Conjunto Orlando Dantas
C. S. Cândida Alves – bairro Santo Antônio
C.S. Augusto César Leite – Santa Tereza
C. S. Antônio Alves – bairro Atalaia
José Machado de Souza – Santos Dumont[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.