[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde comemora o Dia Mundial da Saúde com o lançamento do Projeto Mamãe Coruja. Trata-se de um conjunto de ações que facilitam o acompanhamento da gestação, tornando a maternidade mais segura, saudável e tranqüila. A solenidade acontece amanhã, dia 7, às 7h30 no Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids, com a presença do prefeito Marcelo Déda.

O projeto propõe uma oferta centralizada dos exames de patologia clínica padronizados para o pré-natal, além de aconselhamentos sobre estes exames, com consentimento para realização do teste HIV. Está previsto ainda, na trigésima semana de gestação, uma visita orientada à maternidade do Hospital da Mulher e da Criança Santa Izabel.

Essa iniciativa segue orientações do programa de Humanização do Parto: humanização do pré-natal e nascimento, do Plano de Ação 2004-2007 para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher e da Agenda de Compromissos para a Saúde Integral da Criança e Redução da Mortalidade Infantil.

O tema escolhido pela OMS – Organização Mundial de Saúde – para 2005 foi a saúde materna, o que mostra a sintonia da política de saúde desenvolvida em Aracaju com o que vem sendo proposto no mundo em relação à saúde coletiva.

Nos últimos quatro anos Aracaju apresentou uma queda de cerca de 30% do coeficiente de Mortalidade Infantil, devido aos investimentos em acesso a serviços de saúde na rede básica e hospitalar. O acesso ao pré-natal é garantido com mais de sete consultas em cerca de 81% dos nascidos vivos residentes em Aracaju. Ainda assim, a gestante enfrentava dificuldades para acessar alguns diagnósticos necessários ao acompanhamento a sua gestação. Dificuldades herdadas de um sistema sem racionalidade para organização das suas ofertas, o que vem sendo corrigido progressivamente através da implantação do Complexo Regulatório.

No início do pré-natal serão oferecidos os seguintes exames: sorologias (citomegalovirus, rubéola, toxoplasmose, sífilis e HIV), hemograma completo, glicemia de jejum, tipagem sanguínea, sumário de urina e parasitológico de fezes. Na trigésima semana serão ofertados os VDRL, HIV e sumário de urina. A estimativa é que o Projeto Mamãe Coruja assista esse ano cerca de 9300 mulheres divididas em grupos de até 35 gestantes por dia no turno da manhã para gestantes no início do pré-natal e, à tarde para as gestantes da trigésima semana.

DIA DA SAÚDE
Ainda em comemoração ao Dia Mundial da saúde o prefeito Marcelo Déda visitará as novas instalações da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Cirurgia, construída com recursos da Prefeitura Municipal de Aracaju através do Projeto Hospital Horizontal.

Os 20 novos leitos de UTI estão funcionando desde o último mês de fevereiro e foi possível graças a um esforço concentrado das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde que financiaram a compra dos equipamentos.

A visita do prefeito está marcada para as 9 horas de amanhã. Já às 19 horas, o prefeito inaugura a nova Unidade de Saúde da Família Adel Nunes, na rua Haiti, bairro América.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.