[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu na manhã de hoje, 22, a visita do representante do Ministério da Saúde, Francisco Ricardo de Arruda, que é gerente de projeto do QualiSUS. Visitando pela primeira vez a cidade, Francisco Arruda, acompanhado pelo secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho, visitou as obras dos Pronto-Socorros Zona Norte e Zona Sul, do Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), além de algumas Unidades de Saúde.

O principal motivo da visita, conforme explica o representante do Ministério, é conhecer e ver o andamento das obras que estão sendo executadas pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Ministério da Saúde e poder dar um apoio complementar para finalização destas obras. Junto com o secretário Rogério Carvalho, Francisco de Arruda percorreu vários pontos da cidade, visitando Unidades de Saúde da Família (USF) nos bairros Santa Maria e Augusto Franco, além da nova USF Santa Terezinha, recentemente entregue à comunidade do Robalo, na zona de expansão de Aracaju.

Depois das unidades de saúde foi a vez dos Pronto-Socorros. Partindo primeiramente do PS Zona Sul, o secretário Rogério Carvalho apresentou as instalações da nova unidade de urgência que suprirá toda a demanda de casos de urgência e emergência da zona sul da cidade, comportando, inclusive, serviços de pediatria. Com o funcionamento deste PS, a Saúde Municipal estará equacionando os serviços de pediatria no município, dado que até então procedimentos desta natureza são resolvidos na urgência infantil do Hospital Santa Isabel, referência da saúde da mulher e da criança no estado, que fica localizado na zona norte da capital.

Já no PS Nestor Piva (Zona Norte), Francisco Arruda e Rogério Carvalho percorreram todas as alas da unidade que em março estará pronta para atender a um público médio de 12 mil pessoas por mês. “Com a execução de ambas as obras nós estaremos resolvendo definitivamente os problemas de urgência e emergência no município”, ressalta Rogério Carvalho.

A comitiva visitou ainda as obras, já em fase final de acabamento, do Centro de Especialidades Médicas (Cemar Siqueira Campos), complexo onde cerca de 300 médicos especialistas, além de especialistas de diversas áreas, estarão atuando em procedimentos ambulatoriais especializados. O novo Cemar irá comportar ainda o Hospital Dia e o Centro de Reabilitação Física e Motora de Aracaju. “Depois da construção do Hospital João Alves, ainda na década de 70, eu acredito que esta é a maior obra em saúde pública já realizada no estado”, enfatiza Rogério Carvalho.

Hoje à tarde a comitiva percorre ainda outras instalações da SMS. Está prevista ainda uma visita ao Centro de Apoio Psicossocial (Caps Zona Norte), que também está em obras, além dos Centros de excelência que são co-financiados pela SMS através do Hospital Horizontal, convênio firmado com alguns hospitais de Aracaju que permitiram a SMS estruturar uma rede hospitalar integrada para o atendimento da população. Dentre os Centros a serem visitados estão a Urgência Clínica e Mental do Hospital São José e o Centro de Terapia Intensiva do Hospital Cirurgia.

QualiSUS
Elaborado para garantir um atendimento de qualidade aos usuários do SUS, principalmente nas emergências dos hospitais públicos, o QualiSUS foi criado pelo Ministério da Saúde após uma pesquisa, concluída no final de 2003, que constatou as queixas mais freqüentes dos usuários do SUS em todo Brasil, como o longo tempo de espera para a realização de exames e cirurgias e a incapacidade das unidades de saúde de acolherem os pacientes. A pesquisa constatou ainda que cerca de 90% da população brasileira é usuária de alguma forma do SUS.

O QualiSUS nasceria como um conjunto de mudanças que visa proporcionar maior conforto para o usuário, atendimento de acordo com o grau de risco, atenção mais efetiva pelos profissionais de saúde e menor tempo de permanência no hospital, contribuindo para que um maior número de vidas sejam salvas, com a redução dos danos à saúde, além de assegurar a satisfação por parte da população com o atendimento recebido nos hospitais da rede pública.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.