[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Considerado um dos mais agressivos à saúde das mulheres, o câncer de mama é uma doença de causa genética que surge sem aviso. A cada ano, cerca de 30 mil mulheres são acometidas pela doença em todo Brasil e destas, oito mil vêm a morrer. A forma mais eficaz de preveni-lo é por meio da orientação, e é dessa forma que a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde da Mulher, vem desenvolvendo métodos para identificar e combater o câncer de mama em Aracaju.

A realização freqüente de exames, como o do toque e a mamografia, é necessária para identificação da doença. O auto-exame, que pode ser facilmente realizado, ainda é uma das formas mais orientadas no combate dessa espécie de câncer. “Mulheres acima dos 35 anos, e principalmente aquelas com casos na família, devem estar sempre vigiando o desenvolver de caroços ou manchas sobre os seios”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Sayonara Carvalho.

Segundo a coordenadora, o programa Saúde da Mulher tem um mapeamento de todas as Unidades de Saúde da Família (USF) no que diz respeito ao acompanhamento das usuárias do SUS em Aracaju. Qualquer mulher ao se dirigir a uma unidade de saúde é acolhida e cadastrada no programa. Na USF ela realiza o exame do toque, aprende a se auto-examinar, e caso a doença seja detectada a usuária é encaminhada ao Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), onde passará a ser assistida por uma equipe composta por 5 mastologistas.

Nas USF também são desenvolvidas campanhas educativas junto à comunidade. “Nós temos a ‘mama amiga’, que é uma prótese que ensina as mulheres a fazer o auto-exame”, ressalta Sayonara, lembrando que o procedimento deve ser feito mensalmente uma semana após a menstruação. Ela explica que o programa também disponibiliza para mulheres acima de 50 anos uma mamografia a cada 2 anos.

Índices
Nos Estados Unidos, a Sociedade Americana de Cancerologia indica que em cada 10 mulheres uma tem a probabilidade de desenvolver um câncer de mama durante a vida. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres. Em 1998 foram registradas 8.044 mortes decorrentes deste tipo de câncer. Só para se ter uma idéia, dos 305.330 novos casos de câncer previstos para serem diagnosticados em 2001, previu-se que o câncer de mama seria o principal a atingir a população feminina, sendo responsável por 10% dos casos, algo em torno de 31 mil.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer -INCA[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.