[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a realização do Carnaju, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esteve de plantão com uma estrutura que garantiu atendimento médico, distribuição de preservativos e fiscalização dos alimentos comercializados na praça Hilton Lopes. A operação teve como objetivo garantir a tranqüilidade do público que compareceu à festa carnavalesca promovida pela Prefeitura de Aracaju.

Com uma equipe de 10 profissionais trabalhando toda noite, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju), por meio do mini-posto médico montado no local, conseguiu solucionar 90% dos casos atendidos no próprio local. Ao todo foram 103 pessoas assistidas.

Das remoções feitas, apenas duas foram encaminhadas para o Hospital Governador João Alves Filho (HGJAF). Grande parte foi removida à Urgência Clínica e Mental do Hospital São José e para o Hospital Cirurgia. Um fator que chamou atenção foi a remoção de uma mulher em estado inicial de parto prematuro.

Quanto ao trabalho dos fiscais da Vigilância Sanitária, que durante o Carnaju inspecionaram todos os bares e barracas de bebidas e comidas montados no espaço do evento, o pequeno número de notificações foi o resultado das ações de conscientização feitas com barraqueiros e comerciantes. Ao todo foram apreendidas 20 bisnagas de catchup, maionese e mostarda.

“O número de apreensões foi pequeno, devido ao trabalho de capacitação e conscientização promovido pela SMS para os comerciantes no período do Pré-caju”, informa o gerente de alimentos, Alexandre Campos.

Além do Samu e da Vigilância Sanitária, a Saúde Municipal também se fez presente através da Coordenação de DST/Aids, que durante todos os dias da festa na barraca montada ao lado do Obelisco disponibilizou para os foliões cerca de 20 mil preservativos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.