Saúde Municipal capacita equipes de PSF para o acolhimento de usuários com transtornos mentais
A proposta, conforme explica a coordenadora da Rede de Saúde Mental, Ana Raquel Santiago, é fazer com que as Unidades de Saúde da Família (USF) passem a acolher e a trabalhar da melhor forma o atendimento de usuários com transtornos mentais.
“Nosso objetivo é dar suporte aos profissionais da rede básica para que eles conheçam a melhor forma de lidar com essas pessoas; como reconhecer a gravidade dos casos e sua melhor proposta para o tratamento, já que entendemos que a saúde mental pode e deve ser acompanhada também na rede básica, no programa que é destinado à saúde da família”, explica.
A capacitação está sendo coordenada em cooperação técnica pela equipe pedagógica do Ceps, Saúde Mental e Atenção Básica. Todos os profissionais, entre supervisores, gerentes, médicos, enfermeiros, auxiliares e agentes de saúde, estão sendo treinados. Além dos profissionais, alguns usuários também estão participando. Segundo a coordenadora do Ceps, Cláudia Menezes, a participação dos usuários é importante pela oportunidade de interação, o que ajuda na quebra de alguns preconceitos em ambos os lados.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Saúde Municipal capacita equipes de PSF para o acolhimento de usuários com transtornos mentais – Fotos: Ascom/SMS