[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Gerência de Zoonoses da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou o resultado final da campanha de intensificação anti-rábica animal pelos municípios sergipanos, realizada entre 26 de maio e 26 de julho deste ano. Foram vacinados 76% dos cães e 88% dos gatos da zona urbana e rural do Estado.

Segundo Sidney Sá, gerente de Zoonoses da Vigilância Estadual, existe uma parceria entre os governos municipais, do Estado e Federal para a concretização das campanhas anti-rábicas. Os municípios executam a ação, o Estado contribui com os insumos (seringas e agulhas) e o Governo Federal com as doses das vacinas, assim como ocorre nas vacinações humanas.

"O Governo Federal orienta que haja uma campanha anual, mas no caso específico de Sergipe, que apresentou um caso de raiva em humano no município de Nossa Senhora do Socorro em 2005, chegamos à conclusão da necessidade de duas, uma de intensificação, realizada no segundo trimestre do ano, e outra que acontecerá de 22 de setembro a 28 de outubro", disse Sidney.

Dados

Na zona urbana, foram vacinados 114.788 cães e 40.088 gatos; na zona rural, 82.770 cães e 23.992 gatos. A meta do Ministério da Saúde (MS) estipula que 80% da população animal canina deve ser vacinada. Na zona rural, este número foi alcançado com 84% dos cães vacinados, contra 71% da zona urbana.

Dos 75 municípios sergipanos, 44 atingiram a meta (58%) e 31 não conseguiram (42%). O número absoluto de cães a vacinar era 261.418 e de gatos, 73.149. Vacinou-se 197.558 caninos e 64.030 felinos.

"A raiva é uma doença 100% letal, que mata o animal ou ser humano que adquiri-la. O único meio de escapar dela é a prevenção, através da vacinação e do soro. Quem for mordido por um animal suspeito de raiva deve se vacinar nas unidades básicas de saúde. O Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE) dispõe do soro", informou Sidney Sá.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.