[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Centrada em salvar cada vez mais vidas, a Saúde Municipal tem investido na consolidação de uma Rede de Urgência e Emergência capaz de assegurar a toda população um atendimento seguro e eficiente. Um exemplo desse esforço está no reconhecimento que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) vem recebendo da população pela qualidade no serviço prestado. Com pouco mais de três anos de implantação, o Samu já atendeu cerca de 170 mil pessoas e desponta como um dos mais qualificados no país em atendimentos desta natureza.

Isso não é à toa, já que Aracaju foi uma das primeiras capitais do país a implantar o serviço de excelência em atendimento móvel nos casos de urgência e emergência. Sua experiência serviu de exemplo para o surgimento do serviço em outras capitais do país.

Desde a sua implantação, o serviço foi crescendo consideravelmente e como resultado foi aumentando também o número de atendimentos na cidade. De julho de 2002 a abril de 2006, o Samu registrou cerca de 170 mil atendimentos, ultrapassando a média de 50 mil atendimentos por ano. Só em 2005 foram 55.360, entre os atendimentos de urgência e de serviço social.

Segundo o coordenador médico do Samu, Clóvis França, o crescimento do número de atendimentos tem como fator principal a credibilidade da população com relação ao serviço. “Se é urgência, chama o Samu 192. É dessa forma que as pessoas pensam hoje, pois sabem que podem contar com o serviço nas situações onde há risco iminente de vida”, ressalta.

A informatização do sistema também contribuiu para ampliação dos atendimentos. Através do número 192, a resposta do Samu chega rapidamente às pessoas em qualquer lugar da cidade. Hoje, todas as chamadas são registradas no computador e as conversas entre o médico regulador e o solicitante ficam gravadas. “Essa informatização permitiu que reduzíssemos o tempo resposta, já que a chamada pode ser registrada em até 40 segundos”, afirma França.

Hoje o serviço está estruturado com quatro Unidades de Suporte Avançado (UTI), sete Unidades de Suporte Básico, três vans e seis veículos para transporte e remoções de pacientes crônicos. Possui ainda uma Central de Regulação 100% informatizada e funciona 24 horas com duas equipes de plantão de suporte avançado, além de mais cinco de suporte básico.

O serviço, além dos atendimentos solicitados pelo 192, também participa de grandes eventos na cidade, oferecendo suporte em festas como Forró Caju e Reveillon. No ano de 2005, o Samu atendeu 444 pessoas nessas festas.

Serviço Social

Além dos serviços de Urgência e Emergência, o Samu também disponibiliza atendimentos do Serviço Social. Esse serviço compreende o deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde para realização de exames e procedimentos, desde os mais simples aos mais complexos como quimioterapia, hemodiálise e fisioterapia que são os mais freqüentes. Em 2005, 20.763 pessoas foram atendidas pelo Serviço Social do Samu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.