[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de qualificar, inserir no mercado de trabalho e elevar a auto-estima dos cidadãos, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), realiza em diversas áreas cursos de capacitação profissional. Jovens e adultos descobrem através da qualificação em suas profissões, ou na descoberta de novas aptidões, uma mudança em suas vidas, a partir de novas perspectivas de trabalho.

Em mais uma iniciativa de qualificação, a Fundat realiza desde a última segunda-feira, dia 22, no turno da manhã, na Casa da Doméstica, o Curso de Culinária. Com carga horária de 60 horas, as 25 alunas, a partir de aulas teóricas e práticas, aprendem a fazer pratos típicos da culinária regional, acompanhamentos, pratos principais e sobremesas.

Destinado especialmente às domésticas, a atividade é dividida em duas etapas. Na primeira, as alunas tiveram uma semana de Relações Humanas, com a finalidade de melhor prepará-las para o mercado de trabalho. Na segunda etapa, iniciada esta semana, aconteceram as aulas práticas, com economia e reaproveitamento de alimento, além de degustação. Todas as alunas terão direito a certificado ao final do curso, previsto para o dia 16 de junho.

Para a instrutora Maria Geilza Santos, há sete anos ministrando cursos pela Fundat, essa é uma experiência nova, pois é a primeira vez que ela ensina na Casa da Doméstica. “Elas são muito interessadas. Vale a pena fazer este curso aqui. Acho que para elas é uma nova oportunidade de emprego e espero que coloquem em prática o que aprenderam aqui, pois isso com certeza vai aumentar a renda da família e melhorar suas vidas”, comenta a instrutora.

“Estou gostando muito e pretendo me aprofundar, montar meu próprio negócio. Depois dos cursos minha cabeça mudou, pois antes eu ficava em casa, sem fazer nada, agora penso em crescer profissionalmente, aprender mais. Espero que a Fundat ofereça outros cursos aqui”, declara Ariene Karina Santos, aluna pela quarta vez dos cursos oferecidos pela Fundat.

De acordo com a coordenadora de Qualificação Profissional da Fundat, Marta Rocha, a Fundação já qualificou em todos os seus cursos, desde 2001, 26 mil pessoas, sendo duas mil até maio deste ano. Ao todo, nos cursos de culinária, 915 pessoas já foram capacitadas.

As inscrições para o Curso ainda podem ser feitas gratuitamente. Paralelo ao Curso de Culinária, acontece todas às tardes, das 14 às 18 horas, na Casa da Doméstica, o curso de Doces e Salgados, com carga horária de 60 horas.

Informações: (79) 3179-1331 / 3179-1334.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.