[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A sociedade no acompanhamento e controle da Gestão Pública. Com este tema, o pequeno município de Rosário do Catete promoveu nesta quinta-feira, 02, no Cine-teatro da cidade, um espetáculo diferente. A 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social (Consocial), reuniu representantes do poder público, de conselhos e da população local para discutir questões que refletem diretamente no desenvolvimento do município e no ‘bem estar’ dos cidadãos.

Com o apoio do Governo de Sergipe, através da colaboração de membros da Comissão Organizadora Estadual (COE) da Consocial, os rosarenses elaboraram 20 propostas e elegeram dez delegados, além do prefeito e presidente da Câmara – considerados delegados natos, para representarem o município na etapa estadual da Conferência, marcada para os dias 26 e 27 de março, em Aracaju.  Com esta Conferência, Sergipe contabiliza a realização de 33 conferências pelos municípios do Estado.

O prefeito da cidade, Etelvino Barreto, diz que esta é a primeira Conferência a ser realizada no município e que a população participou com toda a força para defender os interesses de Rosário. “Esta movimentação estimula consideravelmente os atos do gestor público, além de incentivar a participação popular na vida pública de seu município. Não tenho dúvidas de que as propostas e os delegados eleitos na nossa Conferência irão representar com excelência a nossa cidade”, declarou.

A secretária de Controle Interno e presidente da Comissão Organizadora Municipal (Comu) da Consocial de Rosário do Catete, Gardênia Barreto, explicou que a própria secretaria de Controle já dispõe de técnicos preparados para atender a população rosarense e promover efetivamente uma gestão transparente.

“A população tem o direito de estar ciente da força que possui na questão do controle e do acompanhamento da Administração Pública. Desta forma, o cidadão pode contribuir para que o poder público do seu município trabalhe com eficiência, atendendo as demandas populares e executando uma gestão que preze pela transparência, respeito ao cidadão e às finanças do município”, avaliou a secretaria.

Mobilização social

Com o intuito de reafirmar a democracia e institucionalizar o controle social dos recursos públicos por parte do cidadão, a Consocial tem mobilizado, desde agosto de 2011, aproximadamente 5 mil sergipanos em torno dos debates em defesa da transparência, da ética e do controle social da Administração Pública.

De acordo com o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado (CGE) e membro da Comissão Organizadora da Consocial, Adinelson Alves, a caravana da Transparência do Governo de Sergipe junto às demais instituições da sociedade civil é um movimento que está acontecendo em todo o Estado.

“Este mês de fevereiro já começamos com o pé na estrada na 33ª Consocial realizada em Sergipe. Até o final do mês esta caravana irá percorrer mais 15 municípios para realizar outras conferências sobre transparência e controle social, mobilizando a sociedade civil, os conselhos de controle políticas públicas e os prefeitos, para que possamos efetivamente construir uma Consocial estadual vitoriosa em Aracaju, nos dias 27 e 28 de março deste ano”, esclareceu o secretário Adinelson.

A funcionária pública Isselânia Maria de Oliveira diz que vem lutando desde 1993 pela defesa da responsabilidade e do compromisso do gestor público e de toda sociedade na correta condução dos recursos públicos. Eleita delegada, representando os conselhos de políticas públicas, Isselânia garante que vai defender fortemente Rosário do Catete na etapa estadual da Conferência.

“O cidadão precisa saber como o seu próprio dinheiro vem possibilitando a execução das políticas públicas em sua comunidade. A Consocial trouxe inúmeros conceitos que nos instigam a querer atuar junto ao gestor público e colocar todo mundo para trabalhar para o desenvolvimento da realidade onde vive”, observou Isselânia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.